OEIRAS PROCURA PROJETOS INOVADORES PARA DESENVOLVIMENTO LOCAL

0

A Câmara de Oeiras convida os alunos do Ensino Superior a apresentarem projetos inovadores que contribuam para a criação de um território mais inteligente e sustentável, preparado para os novos desafios que se colocam em termos ambientais e de governação local

Oeiras quer incentivar a criatividade e a participação na apresentação de soluções para áreas prioritárias definidas pelo Município e, por isso, decidiu desafiar os alunos do Ensino Superior a candidatarem-se com projetos inovadores ao Programa de Cooperação Técnica e Científica entre o Município de Oeiras e as Instituições de Ensino Superior.

Desta forma, a autarquia pretende que os alunos dinamizem trabalhos de investigação que potenciem a programação e a ação do Município em várias áreas de atuação, contribuindo para dar resposta às problemáticas mais emergentes e à procura de soluções que permitam o apoio à decisão em benefício dos cidadãos, instituições e empresas.

Nesta edição de 2020/2021, os projetos devem dar resposta às problemáticas de uma das cinco temáticas lançadas, nomeadamente: Adaptação às Alterações Climáticas; Ambiente Construído, Prática de Atividade Física e Oferta Desportiva Qualificada; A Utilização dos Dados Lidar/Laser Scan – Que desafios?; Eficiência Energética na Iluminação Pública; e, Gestão de Resíduos Urbanos.

As duas melhores ideias de projetos apresentadas serão premiadas, através da atribuição de bolsa, no valor de 5 mil euros cada, promovendo-se, assim, o seu desenvolvimento ao longo de 2021.

O Programa de Cooperação Técnica e Científica entre o Município de Oeiras e as Instituições de Ensino Superior insere-se no âmbito da Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia, que tem como objetivo a constituição e projeção de Oeiras como centro internacional de ciência e inovação, com uma agenda concertada com a finalidade de produzir um impacto duradouro e sustentado no território, em três grandes esferas: educação e sociedade; inovação; internacionalização.





Este programa – segundo a edilidade – baseia-se «numa visão estratégica de evolução do conhecimento, da economia, da coesão social e da sustentabilidade, na mesma linha da estratégia de desenvolvimento territorial do Município, definida/reforçada pelo principal instrumento de gestão do território, o Plano Diretor Municipal».

Nesse sentido, a visão preconizada para o território será “Fazer Oeiras uma Cidade Sustentável”, preparando-o para os novos desafios que se colocam numa ótica de equilíbrio entre os pilares ambiente, economia, sociedade e governação local.

Os candidatos devem apresentar projetos inovadores em termos metodológicos e/ou tecnológicos, que contribuam para a criação de um território inteligente e sustentável. É essencial que os projetos

tenham como base os dados referentes ao território de Oeiras, que se pretendem ver analisados e reutilizados.

As candidaturas podem ser realizadas online entre 21 de outubro e 30 de novembro de 2020, em https://programacooperacao.oeirasvalley.com/.

 

Escreva aqui o seu comentário...