OEIRAS PROMOVE A EMPREGABILIDADE E APOIA FORMAÇÃO DE JOVENS

0

A empregabilidade e o empreendedorismo, a atribuição de subsídios a Agrupamentos Escolares e apoio aos Escuteiros de Barcarena, são três ações que «marcam» a semana da Câmara Municipal de Oeiras.

Manter no concelho de Oeiras estruturas de apoio à capacitação, formação e valorização dos munícipes na área da empregabilidade e do empreendedorismo social, bem como assegurar parcerias que visem a promoção e facilitação dos processos de inserção profissional, o fomento do empreendedorismo social e dar resposta a estas problemáticas junto das populações mais desprotegidas pelo atual contexto socioeconómico, é o principal objetivo do  Executivo Municipal, presidido por Isaltino Morais, que aprovou a atribuição de uma comparticipação financeira no montante global de 19.890 euros à Agência de Empreendedores Sociais (SEACOOP) para apoio ao funcionamento da Fábrica do Empreendedor de Oeiras, instalada desde 2016 em Outurela/Portela.

Esta decisão, informa a edilidade, «teve em conta o papel relevante que a Fábrica do Empreendedor tem tido na promoção do desenvolvimento local a partir da empregabilidade, acompanhando as comunidades na identificação da resposta qualificativa mais adequada, na integração no mercado de trabalho e no apoio à criação de emprego e autoemprego».

A Fábrica do Empreendedor «apresenta-se» como um projeto de parceria entre o município de Oeiras e a SEACOOP, com o objetivo de criar soluções inovadoras e de elevado impacto social assentes no desenvolvimento de uma Economia Social e Solidária, centrando a sua ação nas áreas do Empreendedorismo, Emprego, Formação, Animação Territorial, Consultoria e Investigação.

Na área de emprego, durante o ano de 2019, a Fábrica do Empreendedor atingiu 68 colocações de emprego, efetuou 118 atendimentos, encaminhou 124 utentes para ofertas de emprego e conduziu 42 utentes para ações de formação. Relativamente à área do empreendedorismo, foram atendidos 44 potenciais empreendedores.

A intervenção da Agência de Empreendedores Sociais assume um papel cada vez mais importante, na medida em que, reforçado pelo atual contexto pandémico, o impacto socioeconómico que estamos a assistir em determinados grupos, tem agravado a desigualdade, em especial nos trabalhos menos protegidos e remunerados, assim como junto dos jovens, dos trabalhadores mais velhos, das mulheres e dos migrantes, pelo que é necessária uma intervenção especializada junto das comunidades mais fragilizadas.






Nova sede para os escuteiros de Barcarena

Ainda no âmbito das suas políticas sociais e de criação de condições para os mais novos, tendo em vista a sua formação cívica e social, a Câmara Municipal de Oeiras aprovou a atribuição de um apoio financeiro de 263.724,31 euros ao agrupamento de Escuteiros 1278 de Barcarena, para a construção de uma nova sede.

Este montante destina-se a custear a aquisição de uma construção de madeira, na Quinta da Politeira, na freguesia de Barcarena. Desde 2015 que o Agrupamento 1278 de Barcarena está sediado na Fábrica da Pólvora. Em 2019 foram iniciados contactos entre a autarquia e o Corpo Nacional de Escutas para a recolocação da sua sede na zona da Quinta da Politeira.

O agrupamento 1278 de Barcarena pertence ao Corpo Nacional de Escutas e foi fundado em 2005, contando atualmente com um efetivo de 83 escuteiros (incluindo dirigentes).

O Município de Oeiras conta com 14 agrupamentos de escuteiros e é um dos três municípios a nível nacional com mais agrupamentos deste movimento associativo juvenil.

«Mexe-te nas férias»

Também em termos juvenis, o município decidiu manter a realização do “Mexe-te nas férias” neste verão, que consiste num programa de atividades para ocupação dos tempos livres nas férias escolares.

Este ano, foram definidos dois locais para a concentração das atividades programadas e das refeições, um em Carnaxide (Escola Vieira da Silva) e outro em Paço de Arcos (Escolas Luís de Freitas Branco).

Neste sentido, para fazer face às despesas de água, de luz e de gás, bem como ao desgaste de material efetuado no âmbito deste campo de férias, a Câmara Municipal de Oeiras atribuiu uma comparticipação financeira no valor de 2.500 euros ao Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos e de 1.200€ ao Agrupamento de Escolas de Carnaxide.

O “Mexe-te nas Férias – verão 2020” decorre até 28 de agosto.

Escreva aqui o seu comentário...