OEIRAS REABRE BIBLIOTECAS

0

Os cerca de 20 mil utilizadores das três bibliotecas municipais de Oeiras já podem «regressar», aos poucos e poucos, a partir de amanhã, terça-feira, «ao convívio dos livros» das bibliotecas de Algés, Carnaxide e Oeiras.

As três bibliotecas municipais de Oeiras (Algés, Carnaxide e Oeiras) reabrem as portas amanhã, 6 de maio, com um novo horário e regras, de higiene e de utilização, adaptadas à crise pandémica atual, passando a funcionar, até ao final de maio, de terça-feira a sábado, em horário único, das 10 as 16 horas.

Os serviços disponíveis neste período serão de empréstimo e devolução de livros, DVD, CD e jogos, a autarquia apela aos utilizadores que procurem limitar a sua permanência no espaço a cerca de dez minutos, para permitir que todos possam ser atendidos.

Os serviços de reservas e empréstimo inter-bibliotecas estão, por ora, desativados, tal como a leitura de jornais e revistas, sendo os espaços das bibliotecas serão condicionados a oito utilizadores, em simultâneo, na biblioteca de Oeiras e a quatro em Algés e Carnaxide.

A autarquia lembra, em comunicado, que é obrigatória a utilização de máscara dentro das bibliotecas e a desinfeção das mãos à entrada.

De acordo com a legislação geral e a específica para o Covid-19, será aplicado atendimento prioritário, a maiores de 70 anos, pessoas de grupos de risco, profissionais de saúde, das forças de segurança, de proteção e socorro, das forças armadas e de prestação de apoio social, pessoas com deficiência ou incapacitadas, grávidas e pessoas acompanhadas de crianças com idade menor ou igual a dois anos.





As bibliotecas municipais de Oeiras têm cerca de 20 mil utilizadores por mês e oferecem aos utilizadores várias atividades ao longo do ano. Só em 2019 decorreram mais de 600 atividades de promoção da leitura, culturais e outras para todos os públicos, que tiveram lugar nas suas instalações, nas escolas e na Biblioteca de Praia, entre outros.

Escreva aqui o seu comentário...