OEIRAS RECEBE 1ª BIENAL DE ARTES & OFÍCIOS

De 20 a 25 de setembro, realiza-se em Oeiras a 1.ª edição da Bienal de Artes & Ofícios | Novo Design (Bienal A&O ND), a propósito da Temporada Cruzada Portugal – França 2022. O evento irá apresentar uma programação diversificada, incluindo uma conferência, com a presença de especialistas provindos dos EUA, Suíça, Alemanha, Itália, França e Portugal.

Ao mesmo tempo, o evento irá contar com uma mostra, com mais de 30 expositores selecionados, e também com representantes dos vários ofícios existentes nas várias regiões do país, assim como workshops e masterclasses para todos os interessados em saber mais sobre artesanato e experimentar esta arte.

O evento contará ainda com diversas atividades de Educação Patrimonial em permanência e também uma programação cultural, dirigida tanto ao público profissional, como generalista, e na qual se inclui uma Exposição de Curtas. Antes de Oeiras, a Bienal realizou-se, durante quatro fins de semana, nas regiões do Algarve, Alentejo, Centro e Norte do país, entre abril e junho deste ano, e onde houve visitas a oficinas e workshops dirigidos ao público.

A 1ª Bienal de Artes & Ofícios vai arrancar no dia 20 de setembro, terça-feira, com a conferência internacional ‘Artes & Ofícios no século XXI – Estratégias para o Agora’, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, e que se realiza também no dia seguinte, dia 21 de setembro. Esta conferência pretende discutir as soluções para a continuidade do saber e da vitalidade do sector artesanal no século XXI, reunindo, para esse efeito, representantes de uma seleção de projetos nacionais e internacionais atualmente em curso.

Alguns dos temas em destaque serão as políticas de apoio ao sector do artesanato; as melhores estratégias para a ativação de redes de artesãos; a educação e formação; e ainda a resiliência económica deste setor. Para participar nesta conferência, é necessária uma inscrição prévia.

A Bienal é promovida pela Spira, empresa de referência no sector do Património Cultural, contando com a copromoção do Município de Oeiras e com o selo Temporada Portugal-França 2022, e ainda com o apoio do Turismo de Portugal / Ministério da Economia, a parceria da AICEP – Portugal Global / Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Direção-Geral do Património Cultural / Ministério da Cultura, assim como com outros diversos parceiros institucionais a nível nacional e internacional.





Quer comentar a notícia que leu?