OEIRAS RECEBE ECORALLY NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA

O concelho de Oeiras volta a receber, no próximo fim de semana, a segunda das seis etapas do “Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO”. Este é o primeiro campeonato disputado exclusivamente em veículos elétricos.

De 24 a 26 de junho, os oeirenses e todos os que se quiserem deslocar a Oeiras vão poder assistir nas ruas do concelho e também nos concelhos de Mafra e Cascais, à única competição regular de automóveis que se realiza apenas com veículos totalmente elétricos.
e4c
A primeira edição do Oeiras Eco Rally aconteceu em 2018 e teve a particularidade de ser a primeira prova completamente descarbonizada em Portugal. A edição de 2022 do Oeiras Eco Rally será marcada por dois recordes: o do maior número de inscritos, desde sempre, numa prova deste tipo; e a presença de 16 equipas estrangeiras, entre os quais o espanhol Eneko Conde Pujana, vencedor do Campeonato FIA de Novas Energias.

Para a organização, em comunicado de imprensa, a participação destas equipas demonstra que, “com rigor e persistência é possível colocar Portugal na primeira linha do automobilismo com viaturas elétricas”, e destaca ainda a mudança no panorama do setor da mobilidade elétrica nos últimos anos.

Ao mesmo tempo, e desde o início da competição, a Câmara Municipal de Oeiras, principal parceira da prova, passou de uma situação completamente embrionária em termos de pontos de abastecimento públicos, para se encontrar agora na primeira linha da rede de carregamentos rápidos e ultrarrápidos, seguindo na liderança da transição energética em Portugal.

O Oeiras EcoRally é o único em Portugal que recorre às energias alternativas e conta, mais uma vez, com o patrocínio global da PRIO, que dá o nome ao campeonato. Para além disso, a prova tem como promotor o CCP, e ainda uma parceria com a UVE, sendo que conta ainda com o apoio de diferentes clubes, associados da FPAK, na organização de cada uma das seis etapas.

As verificações técnicas do Oeiras Eco Rally decorrerão na sexta-feira, dia 24 de junho, e a partida, simbolizada com a corte de fita, será às 15h30, no Jardim do Palácio do Marquês de Pombal. Este evento conta para o Campeonato FIA Internacional e, de entre as várias etapas, destaque ainda para a última secção, a Super Especial Street Stage, que se disputará na manhã de domingo, dia 26, na Marginal de Oeiras, junto ao posto da Prio.





No total, o Oeiras EcoRally contará com 423 km, de onde 208 km serão realizados em especiais de regularidade, 12 special stages e ainda a Street Special Stage, disputada por duas vezes no dia 26, de manhã.

Depois de Oeiras, o campeonato seguirá para o distrito de Castelo Branco onde, nos dias 30 e 31 de julho, se realizará a terceira etapa, com o “EcoRally Proença-a-Nova”. A quarta etapa será uma estreia, com o campeonato a disputar pela primeira vez a etapa “III Azores eRallye”, nos dias 3 e 4 de setembro, na ilha de São Miguel.

A penúltima etapa será o “EcoRally de Lisboa”, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro. Nos dias 18 e 19 de novembro serão anunciados os campeões nacionais de 2022, na última etapa do campeonato, a “E-Rali Sharish – Alentejo Central”.

Apresentação oficial

Quer comentar a notícia que leu?