PAPA FRANCISCO “RECEBIDO” COM CORO NA NUNCIATURA APOSTÓLICA

Esta quarta-feira, dia 2 de agosto, o Papa Francisco chegou a Portugal para participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Depois de passar a manhã em Belém, o Santo Padre seguiu para a Nunciatura Apostólica, onde se reuniu com o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

À chegada à Nunciatura Apostólica, localizada na freguesia das Avenidas Novas, o Papa Francisco foi “recebido” por um coro especial. Por sua vez, este era formado por elementos da Junta de Freguesia das Avenidas Novas (JFAN), do Coro “Corelis”, do Tribunal da Relação de Lisboa e o “Coro Educantare”, conduzido pelo maestro Filipe Nunes Leal.

Segundo a JFAN, “foram cantadas algumas músicas na chegada de Sua Santidade, o Papa Francisco”. O presidente da Junta de Freguesia, Daniel Gonçalves, juntou-se a esta iniciativa. Ao mesmo tempo, esta junta “congratula-se com a JMJ, e manifesta o seu imenso orgulho e satisfação em ser a freguesia anfitriã deste inesquecível e transcendente evento”.

Para Daniel Gonçalves, “é extraordinário receber esta iniciativa em Lisboa”, considerando que a JMJ “irá dar frutos”. “Vai ajudar a pensar e refletir sobre as nossas vidas”, acrescenta o autarca. O Papa Francisco esteve esta tarde na Nunciatura Apostólica com o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

Será neste local que o Santo Padre irá ficar alojado até domingo. No entanto, o encontro com as duas figuras de Estado foi privado. O Papa Francisco recebeu, de António Costa, uma escultura de São Francisco de Assis, da autoria de José Franco. Ao mesmo tempo, recebeu também a obra completa do padre jesuíta Manuel Antunes e o livro “Santuários Marianos de Portugal”, coordenado por José Sá Fernandes.

Por outro lado, o Sumo Pontífice ofereceu a António Costa um tríptico de medalhas papais referente ao décimo ano de pontificado e ainda livros religiosos, conforme adiantou o gabinete do primeiro-ministro.

Cerca de cinco centenas de jovens alojados na freguesia das Avenidas Novas

Por outro lado, a JMJ irá passar por diversos locais da cidade, entre os quais o Parque Tejo e o Parque Eduardo VII, este último localizado no território da JFAN. Atualmente, estão alojados nas Avenidas Novas cerca de cinco centenas de peregrinos e voluntários. Daniel Gonçalves esteve presente na sessão de acolhimento aos mesmos e que decorreu na última segunda-feira, dia 31 de julho, à noite.

Segundo o autarca, “serão 300 jovens que vão ficar alojados no Pavilhão da Junta de Freguesia”, mais “75 na Escola Mestre Arnaldo Louro de Almeida (MALA)”. No entanto, sublinha, haverá mais peregrinos alojados no Liceu D. Pedro V e nas instalações do Grupo Excursionista ‘Os Económicos’.


O Papa Francisco aterrou na manhã desta quarta-feira, dia 2 de agosto, na Base Aérea de Figo Maduro. Para esta quinta-feira, dia 3 de agosto, o Papa vai iniciar o dia com um encontro com jovens universitários na Universidade Católica Portuguesa, às 09h00. Pelas 10h40, irá estar com os jovens da organização “Scholas Occurrentes”, em Cascais.

Ou seja, esta é uma organização criada pelo Papa Francisco e o seu objetivo é promover a educação, a cultura e o desporto. Por fim, pelas 17h45, irá realizar uma cerimónia de acolhimento na Colina do Encontro, no Parque Eduardo VII. A JMJ realiza-se em Lisboa e Loures até domingo, dia 6 de agosto.

Quer comentar a notícia que leu?