PARQUE EDUARDO VII VOLTA A RECEBER A FEIRA DO LIVRO DE LISBOA

A partir desta quinta-feira, dia 25 de agosto, a Câmara Municipal de Lisboa convida todas as pessoas a visitar a Feira do Livro. A autarquia vai estar presente nesta que é a 92ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que irá estar situada no Parque Eduardo VII até 11 de setembro, com mais espaços e uma maior oferta cultural.

Aqui, os visitantes poderão assistir a uma programação cultural diversificada, que passa por diversas atividades de leituras e histórias encenadas a oficinas de pintura, passando pelos jogos de mesa e de tabuleiro, pela dança, música, tertúlias e debates, lançamentos de livros e sessões de cinema, entre muitas outras iniciativas.

Este ano, a Câmara Municipal de Lisboa vai estar presente em quatro locais e com diferentes ofertas. Para além da programação cultural no auditório sul da Feira, há ainda um espaço com programação infantil dedicado às famílias, mas também a todas as pessoas, localizado no stand das Bibliotecas Municipais de Lisboa, uma exposição em homenagem ao ator Ruy de Carvalho no espaço público e a loja das Bibliotecas no início do recinto, com produtos e livros à disposição de todos.

Em comunicado, a Câmara de Lisboa explica que, com estes eventos, procura-se promover a Língua e os Autores Portugueses, fomentar o gosto pelos livros e o incentivo à leitura, através das diferentes formas de expressão artística. No primeiro dia, 25 de agosto, a Feira do Livro de Lisboa começa com a inauguração da exposição de homenagem ao ator Ruy de Carvalho, e que consagra a sua vida e a sua obra; e ainda uma sessão de histórias contadas para toda a família e um concerto de música pelo Coro da Federação Catalã de Entidades Corais.

No dia 26 de agosto, sexta-feira, a programação do auditório sul abre com o lançamento do livro Hospital Real de Todos-os-Santos: Lisboa e a Saúde, seguido de debate sobre o projeto de investigação centrado na importância desta unidade hospitalar para o desenvolvimento dos cuidados médicos em Portugal.

Nos restantes dias, haverá oficinas de imagens, de pintura e de construção, em colaboração com as Bibliotecas Municipais de Lisboa, o Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Lisboa ou da Casa Fernando Pessoa, a Divisão de Apoio Sócio Educativo da Câmara Municipal de Lisboa e outros parceiros, com apresentações de livros pensadas para públicos específicos que exploram a imaginação e a criatividade, propondo diferentes abordagens aos livros escolhidos para animar estas sessões. Os jogos de mesa ou de tabuleiro, juntamente com outras atividades que abordam a temática verde e a sustentabilidade são algumas das propostas que integram este programa.

Ao mesmo tempo, haverá também debates e tertúlias com diferentes autores e convidados nacionais e internacionais, com destaque para as parcerias com o Camões – Centro Cultural Português em Maputo, a ILGA Portugal, entre outras entidades. No dia 11 de setembro, sábado, Eduardo Quive, escritor moçambicano e vencedor da edição de 2022 da residência literária em Lisboa, estará à conversa com Joana Bértholo, escritora e dramaturga portuguesa que participou em 2019 na residência literária em Maputo.

Recorde-se que este programa de intercâmbio artístico é fruto de um protocolo de cooperação entre a Direção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa e o Camões – Centro Cultural Português em Maputo. Ao mesmo tempo, o programa da Feira do Livro de Lisboa contempla ainda concertos de música que recuperam tradições, canções intemporais, arranjos de canções pop ou músicas para bebés e ainda propostas de dança improvisada ou inspirada nas tradições afro-brasileiras. Haverá também sessões de cinema, com a exibição de documentários da autoria de Raul Losada, conduzindo-nos a uma viagem inédita e surpreendente a Olísipo (Lisboa) e aos nossos antepassados.

Para celebrar o centenário do nascimento do fotógrafo português Artur Pastor (1922-2022), será ainda lançado a obra “Artur Pastor, Portugal país de contrastes”, e que reúne uma seleção de 257 imagens e textos de Artur Pastor (filho de Artur Pastor), de Isabel Corda, a coordenadora do Arquivo Municipal Fotográfico e de Paula Figueiredo, do Arquivo Municipal Fotográfico de Lisboa.

A 92ª edição da Feira do Livro de Lisboa vai destacar também a literatura ucraniana, contada a duas vozes, e que pretende homenagear a Ucrânia, o país convidado de honra desta edição do evento.

Quer comentar a notícia que leu?