PARTIRAM DE OEIRAS OS PRIMEIROS CAMIÕES PARA APOIO HUMANITÁRIO À UCRÂNIA

Ação de voluntariado com a recolha e organização de bens a enviar para a Ucrania. Quartel dos Bombeiros Voluntários do Dafundo.

A Câmara Municipal de Oeiras está a concentrar recolha de bens para enviar e apoiar o povo ucraniano. Hoje, já partiram de Oeiras, com destino à Polónia, três camiões com 70 toneladas de bens.

Os três primeiros camiões que levam cerca de 70 toneladas de bens doados pelos oeirenses para apoio ao povo da Ucrânia partiram hoje de Oeiras, prevendo-se para breve a partida de outros camiões.

O destino destes camiões é a cidade Przemysl, situada na fronteira da Polónia com a Ucrânia, e levam como carga artigos de primeira necessidade tais como bens alimentares, produtos de higiene, roupas quentes e medicamentos e material de primeiros socorros.

Apesar deste primeiro envio, a recolha organizada pelo município de Oeiras continua e, com o objetivo de fazer com que haja a garantia de que os produtos doados pelas escolas, paróquias, IPSS e outras entidades de Oeiras cheguem, de facto, às populações necessitadas, a Câmara organizou vários pontos de recolhas nas Juntas e Uniões de Freguesia ou nos quartéis dos Bombeiros do concelho, entre as 10h e as 17 horas.

Ação de voluntariado com a recolha e organização de bens a enviar para a Ucrania. Quartel dos Bombeiros Voluntários do Dafundo.

Em comunicado, o município de Oeiras «agradece a solidariedade da sociedade civil do concelho» e informa que, «seguindo a indicação das entidades de reconhecida intervenção no terreno do conflito, não irá aceitar mais vestuário ou produtos alimentares, privilegiando os produtos médicos, de higiene, de bebé e de animais de estimação», nomeadamente:

Produtos médicos:





Adrenalina (ampolas), Corticoides (comprimidos, injetáveis e pomada), Antipiréticos (paracetamol, metamizol), Anti-inflamatórios (ibuprofeno, Naproxeno), Analgésicos (tramadol), Antibióticos (amoxicilina, azitromicina), Gotas para os olhos (antibióticos, anti-inflamatórios), Pomadas, Pastilhas para a garganta, Toalhetes antibacterianos, Ligaduras, Gazes e adesivos (material para pensos), Compressas de gesso, Compressas elásticas, Lenços de papel, Algodão, Pensos rápidos, Álcool, Água oxigenada, Soro fisiológico, Sistemas de soro, Cateteres venosos, Luvas esterilizadas, Kits primeiros socorros

Produtos de higiene: Shampoo, Gel de banho, Sabonete, Pasta de dentes, Escovas de dentes, Desodorizantes, Pensos higiénicos/ tampões, Papel Higiénico, Toalhetes

Bebés: Leite em pó, Farinhas lácteas, Papas de fruta, Potes de comida, Fraldas, Toalhitas, Pomada

Animais estimação: Ração cães, Ração gatos

Quer comentar a notícia que leu?