PAVILHÃO PAZ E AMIZADE RECEBE CONCERTO DE ESTREIA DA ORQUESTRA SINFÓNICA DE LOURES

No próximo dia 4 de fevereiro, sábado, a Associação Tons Naturais – Orquestra Sinfónica de Loures vai promover o Concerto de Gala que assinalará a estreia oficial da Orquestra Sinfónica de Loures, no Pavilhão Paz e Amizade.

Esta orquestra tem como objetivo potenciar e lançar jovens músicos, solistas e compositores, da mesma forma que se divulga o concelho de Loures, criando ainda uma orquestra sinfónica profissional, sediada neste concelho.

Este Concerto de Gala vai contar com a participação de músicos de alta performance artística, contando ainda um programa que inclui as seguintes interpretações:“Russlan and Ludmila”, de Mikhail Glinka; “O Mostrengo”, poema de Fernando Pessoa, com música do compositor português Marco Pereira; e a Sinfonia “Novo Mundo”, de Antonìn Dvořák.

A orquestra será dirigida pelo Maestro Diogo Costa e o concerto terá início pelas 21h30, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures. A Orquestra Sinfónica de Loures é uma associação sem fins lucrativos, fundada por músicos profissionais com ligação ao concelho de Loures, profundamente conhecedora da realidade cultural em Portugal.

Com este grupo, pretende-se acabar com algumas lacunas existentes nas áreas da cultura, educação e ação social, desenvolvendo projetos que visam promover a atividade artística musical, através da programação e interpretação, mas também pela educação, formação e intervenção social, sensibilização musical, formação e desenvolvimento de públicos.

De acordo com a Associação Tons Naturais, responsável pelo projeto da orquestra, cada projeto foi pensado para facilitar a sua adaptação à realidade social e económica do país, destinando-se sobretudo a sectores desfavorecidos da nossa sociedade, e ainda à divulgação de jovens intérpretes e músicos profissionais.

Desta forma, e para além da orquestra, os projetos desenvolvidos por esta associação são ainda ‘Ensembles’, que tem como objetivo levar a música erudita a locais com pequenas salas; ‘Música de Câmara’, promovendo concertos e concursos de instrumentistas e compositores no concelho de Loures; ‘Trancão MusicFest’, com a promoção da música erudita; ‘Sim-Phonia na Escola’, que proporciona aos alunos o contacto com a música nas escolas ; e ainda ‘O Concerto Vai Lá!’, destinado aos idosos e que tem a finalidade de levar a música a pessoas que, por razões de saúde, problemas de mobilidade, entre outros, não têm acesso a qualquer tipo de oferta cultural.


Quer comentar a notícia que leu?