PEDREIRA ITALIANA TEM UM NOVO PARQUE URBANO

0

O Município de Oeiras iniciou à inauguração das prometidas praças urbanas, disseminadas por todo o território do concelho, para usufruto de todos e para a prática de desporto e convívios em família. Isaltino Morais cumpre, deste modo, as promessas que realizou. Hoje, o autarca inaugura duas praças em Queluz de Baixo e um parque urbano em Caxias.

O parque infantil da Pedreira Italiana vai ser reconstruído ainda este ano. Esta foi uma promessa realizada, hoje, por Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, durante a inauguração do Parque Urbano da Pedreira Italiana, em Caxias.

A presidente da União de Freguesias de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias, Madalena Castro, presente na inauguração, congratulou-se com o facto, salientando que esta era uma aspiração antiga dos moradores da Pedreira Italiana, representando «uma mais valia importante para os moradores que podem usufruir de mais um espaço verde e, no futuro, podem aceder ao passeio marítimo de Algés -Oeiras.

Isaltino Morais, que fez questão de lembrar que é «mais complicado reconverter um bairro de génese ilegal, como é o caso da Pedreira Italiana, do que construir habitação municipal», salientou que, onde outrora existiam barracas e canaviais, nasceu um parque verde para usufruto de todos e para a prática de desporto e outras atividades de lazer.

Este Parque Urbano, executado em 2020/2021 no âmbito da reabilitação do Bairro da Pedreira Italiana, é constituído por uma área verde com 22.000 m2 e dotado de uma ciclovia, um caminho pedonal alternativo junto à ribeira, relvado, mobiliário urbano, árvores de fruto pré-existentes e zonas de prado bio diverso, revelou Isaltino Morais, que se encontrava acompanhado ainda pelo presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, Inigo Pereira, e pelo presidente da Junta de Freguesia de Porto Salvo, Dinis Antunes.

Apelando à memória dos moradores mais antigos daquela AUGI – Área Urbana de Génese Ilegal, Isaltino Morais recordou que foi no bairro da Pedreira Italiana que surgiram as primeiras hortas urbanas organizadas «e com qualidade». Por essa razão, como justificou, nasceu num espaço contiguo ao Parque Urbano as Hortas Urbanas da Pedreira Italiana, pré-existentes, executadas pelos moradores.





Após anunciar para o próximo sábado a inauguração de um novo jardim na antiga Quinta do Ministério da Justiça, que irá ligar o Paço Real de Caxias ao Mosteiro da Cartuxa, Isaltino Morais considerou que, com estes empreendimentos, a autarquia está a dar «visibilidade à transformação no território que está a ser realizada pela Câmara Municipal de Oeiras, no sentido de em todos os aglomerados serem criados novos centros/praças para fruição da população».

Aproveitando o dia de festa na Pedreira Italiana, com animação a cargo dos Toca a Rufar, Isaltino Morais falou da futura «ligação verde» que começa em Caxias e termina no lugar do Bico, já fronteira com o concelho de Sintra.

Inaugurações continuam à tarde

Mas, como já é normal nos fins-de-semana de Isaltino Morais o dia vai estar totalmente preenchido com inaugurações. A seguir ao jogo de futebol Portugal-Alemanha, por volta das 19 horas, o autarca vai inaugurar duas novas praças em Queluz de Baixo, freguesia de Barcarena: uma, às 19H00, na Estrada Consiglieri Pedroso e outra, às 19H30, na Praça Restani.

A requalificação realizada na Estrada Consiglieri Pedroso permitiu a criação da nova praça, da Escola, para fruição da população, uma zona ampla que inclui zonas de circulação pedonal, outras de estadia e equipamentos de lazer. Esta intervenção, orçada em 300 mil euros, permitiu requalificar o espaço público na área envolvente à fachada principal do edifício do Centro de Juventude, anteriormente delimitada por muros, nos arruamentos confinantes do mesmo, na área adjacente à secção de limpeza (antigos lavadouros) e na envolvente ao edifício localizado a sul da estrada Consiglieri Pedroso.

Depois, será inaugurada a Praça Restani, localizada na Estrada Consiglieri Pedroso. Esta praça, ampla, fronteira à ruína do palácio (a qual foi isolada com uma vedação que garante a inacessibilidade e a segurança de pessoas até à sua recuperação numa fase posterior), permitirá múltiplas atividades, beneficiando de uma situação de anfiteatro. A par do espaço livre, nesta praça foram criadas áreas de estadia, devidamente enquadradas por se pequenos núcleos de árvores, que acolham bancos numa situação de ensombramento mais favorável à permanência e convívio de pessoas.

Foram também criadas algumas zonas verdes de enquadramento que delimitam e protegem a área da praça de alguma perturbação visual e sonora do exterior. Esta obra é resultado de um investimento municipal de 685 mil euros.

Antes da última inauguração do dia, haverá ainda lugar, por volta das 19H20, para uma visita à obra de requalificação que está a ser realizada pela Câmara Municipal na Alameda Armindo Carvalho (Queluz de Baixo), um arruamento pedonal confinante com uma bolsa de estacionamento, na zona urbana a norte da Estrada Consiglieri Pedroso, onde, já foram intervencionados os espaços ajardinados e colocado mobiliário urbano, bem como os Espaços de Jogo e Recreio de forma a garantir as melhores condições para a sua fruição em segurança. Segue-se a introdução de pavimentos pedonais confortáveis do arruamento e a repavimentação da bolsa de estacionamento que com ele confina. O valor total desta intervenção é de cerca de 130 mil euros

Isaltino Morais anunciou, por outro lado, que o Rossio de Porto Salvo terá o projeto concluído no final do corrente ano, lembrando que o projeto para a requalificação da Praça do Largo 5 de outubro, em Oeiras, foi já aprovado. Neste momento, segundo o autarca, vai realizar-se a abertura do procedimento para o projeto da Praça dos Lusíadas, em Linda-a-Velha, foi aprovado este mês em reunião de Câmara. A Praça da Música, também em Linda-a-Velha, deverá conhecer um forte impulso até ao final do corrente ano, assim como os projetos da Praça dos Largo Alves Redol, em Caxias, da Praça Verney, em Oeiras, e da Praça das Portas de Algés, atualmente em recolha de propostas dos munícipes.

O dia termina com um concerto do Emanuel, às 20H, na Praça Restani.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here