PEDRO GIL VAI PERCORRER A COSTA PORTUGUESA DE BICICLETA PARA SENSIBILIZAR PARA O USO DA MESMA

Pedro Gil, de 44 anos, vai percorrer toda a costa portuguesa no mês de agosto para sensibilizar os portugueses para o uso da bicicleta e das ciclovias. A iniciativa vai passar pelos concelhos de Lisboa, Cascais e Almada nos dias 9 e 10 de agosto.

Pedro Gil não é um estreante nestas andanças, uma vez que, em junho de 2021, percorreu a fronteira entre Portugal e Espanha de bicicleta. Ao Olhares de Lisboa, Pedro Gil conta que este desafio, que tinha como objetivo conhecer e dar a conhecer os locais mais próximos da fronteira, “foi uma experiência bastante intensa, onde tive a oportunidade de conhecer muitas paisagens em Portugal e ter contacto com as pessoas do Interior do País”, revela.

Contudo, salienta ainda que, apesar de gratificante, “foi uma experiência um pouco complicada, não só devido ao calor” que se fez sentir em algumas regiões do país, mas também “porque o percurso foi feito numa bicicleta elétrica”, e houve ainda alguma dificuldade em “encontrar sítios onde a carregar”.

Este ano, o percurso será feito “numa bicicleta normal” e, ao contrário do ano passado, já conta com alguns parceiros que o vão apoiar nesta iniciativa de percorrer a costa portuguesa, entre os quais “diversas autarquias, alojamentos locais, associações, entre outros”, e incentiva a todos a que se juntem a ele nesta aventura, que tem início a 30 de julho em Leiria e termina a 23 de agosto, no mesmo local.

A iniciativa vai contar com diversos passeios de bicicleta em cada uma das cidades, e para além de sensibilizar para o uso das bicicletas e das ciclovias, outro dos objetivos da mesma é ainda “alertar para a poluição no mar”, e por isso, em simultâneo com os passeios, haverá ainda várias ações de Plogging, ou seja, fazer exercício físico ao mesmo tempo que se limpa o “lixo das praias”.

Segundo Pedro Gil, o uso da bicicleta “traz imensos benefícios, quer para a saúde física, mental e para o ambiente”, e é da opinião que, em Portugal, há pouca adesão ao uso da bicicleta na vida quotidiana, em comparação com outros países europeus.






Ainda na sua perspetiva, “o uso da bicicleta traz uma enorme sensação de liberdade”, a qual teve a oportunidade de experimentar no projeto “A Pedalar pela Fronteira”, projeto pensado em 2020, durante o confinamento imposto pela pandemia. Em agosto, Pedro Gil vai fazer ainda uma exposição em aguarela sobre esta iniciativa, e que será exibida nos locais onde irá passar com o projeto “A Pedalar pela Costa Portuguesa”.

Rota de 30 de Julho a 23 de Agosto
Dia De: Para:
30 Leiria Moledo do Minho
30 Moledo do Minho Esposende
30 almoço Viana do castelo
31 Esposende Porto 
31 almoço Póvoa de Varzim
1 Porto Ovar Furadouro
Almoço Espinho
2 Ovar Praia de Mira
3 Praia de Mira Figueira da Foz
4 Figueira da foz Pedrógão
5 Pedrógão Nazaré
6 Nazaré Peniche
7 Peniche Ericeira
8 Ericeira Cascais/oeiras
9 Cascais Costa da caparica
Lisboa Campo de Ourique Almoço
10 Costa da caparica Sesimbra
11 Sesimbra Setúbal
12 Setúbal Melides
13 Melides Sines
14 Sines Vila nova mil fontes
15 Vila nova mil fontes Praia da zambujeira do Mar
16 Praia da zambujeira do Mar Vila aljezur
17 Vila aljezur Sagres
18 Sagres Lagos
19 Lagos Portimão
20 Portimão Albufeira
21 Albufeira Faro
22 Faro Tavira
23 Tavira Vila Real Santo Antonio
23 Vila Real Santo Antonio Leiria

Quer comentar a notícia que leu?