A Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense venceu as Marchas Populares de Setúbal 2019, decisão tomada após os desfiles a concurso, realizados nos dias 28 e 29, à noite, na Praça de Touros Carlos Relvas.
As Marchas Populares de Setúbal têm uma forte expressão cultural na cidade sadina, agregando coletividades de toda a cidade e arredores. Este ano estiveram a concurso oito coletividades, como em 2018: Clube Recreativo Palhavã; Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense; União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense; Grupo Desportivo Independente; Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”; Núcleo dos Amigos Bairro Santos Nicolau; Núcleo Bicross Setúbal; e União Desportiva e Recreativa das Pontes são os concorrentes.
O júri do concurso, presidido pelo ator setubalense Fernando Luís, além de ter declarado a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense como a grande vencedora da edição de 2019 das Marchas Populares de Setúbal também lhe atribuiu os prémios de coreografia, cenografia, figurino, letra e música.
O segundo lugar do concurso das Marchas foi atribuído à União Desportiva e Recreativa das Pontes, que arrecadou o Prémio Desfile, com base na atuação das coletividades na apresentação realizada no dia 22 na Avenida Luísa Todi.
A União Desportiva e Recreativa das Pontes conquistou igualmente o prémio de Melhor Madrinha, graças à prestação de Carla Lança, que assim sucede à madrinha deste ano Joana Lança (uma diferença em relação ás Marchas de Lisboa e Almada é que, em Setúbal todas as madrinhas cantam no desfile, sendo uma delas eleita e escolhida para “Madrinha das Madrinhas”, com a responsabilidade de interpretar a “Grande Marcha de Setúbal” na abertura e encerramento dos desfiles da próxima edição).
O Núcleo Bicross de Setúbal ficou na terceira posição, seguido do Grupo Desportivo Independente, vencedor da edição 2018 do concurso das Marchas Populares de Setúbal.
O Clube Recreativo Palhavã ficou em quinto, o Grupo Desportivo Setubalense ‘Os 13’, em sexto, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau em sétimo, enquanto a União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense ficou na derradeira posição.
De salientar que nesta edição a organização aplicou duas penalizações, ao Clube Recreativo Palhavã e ao Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, respetivamente por incumprimento do n.º 1 do artigo 6.º e do número 2 do artigo 7.º do regulamento, as quais não interferiram com a classificação geral.
«Calafate, o Cantador da Cidade» foi a canção eleita como Grande Marcha de Setúbal 2019. Com letra de Natália Abreu Laureano e música de Artur Jordão. Este foi o tema a interpretado pelas coletividades que participam nos desfiles dos santos populares.
A cerimónia de entrega de prémios das Marchas Populares de Setúbal 2019 realiza-se no dia 7 de julho, às 17h00, na Casa da Baía, evento que inclui apontamentos musicais com atuações de madrinhas das coletividades participantes nesta edição do tradicional concurso setubalense.
Classificação geral
1.º – Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense
2.º – União Desportiva e Recreativa das Pontes
3.º – Núcleo Bicross de Setúbal
4.º – Grupo Desportivo Independente
5.º – Clube Recreativo Palhavã
6.º – Grupo Desportivo Setubalense ‘Os 13’
7.º – Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau
8.º – União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense
Prémios das Marchas Populares de Setúbal 2019
Melhor Madrinha | Carla Lança | União Desportiva e Recreativa das Pontes
Melhor Coreografia | Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense
Melhor Cenografia | Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense
Melhor Figurino | Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense
Melhor Letra | Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense
Melhor Música | Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense
VIDEOS EM DIRETO DA PRAÇA CARLOS RELVAS