A Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense venceu as Marchas Populares de Setúbal 2019, decisão tomada após os desfiles a concurso, realizados nos dias 28 e 29, à noite, na Praça de Touros Carlos Relvas.

As Marchas Populares de Setúbal têm uma forte expressão cultural na cidade sadina, agregando coletividades de toda a cidade e arredores. Este ano estiveram a concurso oito coletividades, como em 2018: Clube Recreativo Palhavã; Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense; União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense; Grupo Desportivo Independente; Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”; Núcleo dos Amigos Bairro Santos Nicolau; Núcleo Bicross Setúbal; e União Desportiva e Recreativa das Pontes são os concorrentes.

O júri do concurso, presidido pelo ator setubalense Fernando Luís, além de ter declarado a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense como a grande vencedora da edição de 2019 das Marchas Populares de Setúbal também lhe atribuiu os prémios de coreografia, cenografia, figurino, letra e música.

O segundo lugar do concurso das Marchas foi atribuído à União Desportiva e Recreativa das Pontes, que arrecadou o Prémio Desfile, com base na atuação das coletividades na apresentação realizada no dia 22 na Avenida Luísa Todi.

A União Desportiva e Recreativa das Pontes conquistou igualmente o prémio de Melhor Madrinha, graças à prestação de Carla Lança, que assim sucede à madrinha deste ano Joana Lança (uma diferença em relação ás Marchas de Lisboa e Almada é que, em Setúbal todas as madrinhas cantam no desfile, sendo uma delas eleita e escolhida para  “Madrinha das Madrinhas”, com a responsabilidade de interpretar  a “Grande Marcha de Setúbal” na abertura e encerramento  dos desfiles da próxima edição).

O Núcleo Bicross de Setúbal ficou na terceira posição, seguido do Grupo Desportivo Independente, vencedor da edição 2018 do concurso das Marchas Populares de Setúbal.

O Clube Recreativo Palhavã ficou em quinto, o Grupo Desportivo Setubalense ‘Os 13’, em sexto, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau em sétimo, enquanto a União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense ficou na derradeira posição.

De salientar que nesta edição a organização aplicou duas penalizações, ao Clube Recreativo Palhavã e ao Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, respetivamente por incumprimento do n.º 1 do artigo 6.º e do número 2 do artigo 7.º do regulamento, as quais não interferiram com a classificação geral.

«Calafate, o Cantador da Cidade» foi a canção eleita como Grande Marcha de Setúbal 2019. Com letra de Natália Abreu Laureano e música de Artur Jordão. Este foi o tema a interpretado pelas coletividades que participam nos desfiles dos santos populares.

A cerimónia de entrega de prémios das Marchas Populares de Setúbal 2019 realiza-se no dia 7 de julho, às 17h00, na Casa da Baía, evento que inclui apontamentos musicais com atuações de madrinhas das coletividades participantes nesta edição do tradicional concurso setubalense.

Classificação geral

1.º – Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense

2.º – União Desportiva e Recreativa das Pontes

3.º – Núcleo Bicross de Setúbal

4.º – Grupo Desportivo Independente

5.º – Clube Recreativo Palhavã

6.º – Grupo Desportivo Setubalense ‘Os 13’

7.º – Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau

8.º – União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense

Prémios das Marchas Populares de Setúbal 2019

Melhor Madrinha | Carla Lança | União Desportiva e Recreativa das Pontes

Melhor Coreografia | Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense

Melhor Cenografia | Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense

Melhor Figurino | Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense

Melhor Letra | Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense

Melhor Música | Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense

VIDEOS EM DIRETO DA PRAÇA CARLOS RELVAS

About The Author

Related Posts

Quer comentar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.