PISCINA OCEÂNICA DE OEIRAS REABRE ESTE SÁBADO

A Piscina Oceânica de Oeiras abre este sábado, dia 27 de maio, às 10h00, para a época balnear de 2023. O espaço já é um local de eleição em Oeiras e este ano, terá algumas novidades para os banhistas aproveitarem a época estival.

Aqui, poderá encontrar dois planos de água, alimentados a partir do mar. Ao mesmo tempo, há ainda uma piscina para crianças com 330 m2 e uma piscina para adultos com uma área aproximada de 1500 m2. Por sua vez, a Piscina Oceânica de Oeiras conta com iluminação interior, incluindo um acesso reservado para deficientes. Para os banhos de sol, existe ainda uma área comum exterior equipada com espreguiçadeiras, chapéus-de-sol e uma zona relvada.

A apresentação oficial da época balnear 2023 foi esta sexta-feira, dia 26 de maio. “É um privilégio para nós, aqui na Piscina Oceânica e na Marina de Oeiras, receber-vos neste que é um momento de festa”, começou por dizer o presidente da Oeiras Viva, Rui Mourinha. O momento contou com a presença de diversas empresas do concelho, e ainda da Associação de Atletas Olímpicos.

A Piscina Oceânica tem mais de 50 funcionários jovens, que “vêm ocupar as suas férias escolares a trabalhar aqui connosco”. Muitos deles, sublinhou ainda o responsável, acabam por repetir a experiência ano após ano. No entanto, Rui Mourinha reforçou ainda que eles são “o rosto visível” da Oeiras Viva e do concelho. Por isso, pediu que “todos tenham um comportamento fantástico porque estão aqui para prestar um serviço de excelência”.

Este ano, poderá comprar bilhetes online

Por fim, o presidente da Oeiras Viva salientou que a Piscina Oceânica “é um fenómeno de popularidade e tem sempre lotação esgotada”. Por isso, e para minimizar os constrangimentos desta procura elevada, a Oeiras Viva apresentou algumas novidades. Desta forma, poderá agora comprar os seus bilhetes online, graças a uma parceria estabelecida com a Altice.

Na compra de bilhetes VIP, os utilizadores do espaço têm acesso a um Voucher-Prenda, para descontar na aquisição de bens ou serviços das empresas parceiras. Se fizer anos, e vier à Piscina Oceânica, pode ainda pedir outro voucher que lhe oferece uma refeição à escolha num restaurante na Marina de Oeiras. Contudo, este vale apenas pode ser utilizado no próprio dia do aniversário.

Por outro lado, para quem quiser um local mais reservado, terá à sua disposição uma área VIP com espreguiçadeiras e chapéus-de-sol renovados e com serviço de bar no local. A Piscina Oceânica conta também com uma plataforma de saltos, com quatro pranchas de alturas diferentes. Se preferir trazer a sua refeição de casa, poderá fazê-lo num espaço próprio para o efeito, equipado com mesas e cadeiras confortáveis.

Melhorados os acessos e meios de pagamento do parque subterrâneo

Por outro lado, para passar o tempo junto à piscina, novamente uma biblioteca disponível, cedida pela Câmara Municipal de Oeiras, com livros, revistas, jornais e ainda com um hotspot de internet. Nos meses de julho e agosto, aos sábados de manhã, haverá sempre uma aula de hidroginástica grátis para todos.


Outra das novidades deste ano é ainda o reforço de meios de acesso ao parque de estacionamento subterrâneo, que conta com diversa tecnologia de ponta para facilitar o acesso e pagamento do mesmo, através de meios com a Via Verde ou o MB Way. Contudo, esta intervenção ainda está a ser concluída, estimando-se que fique concluída nos próximos dias.

Espaço já tem 28 anos de atividade

A Piscina Oceânica de Oeiras conta com uma piscina para adultos, de 1500 m2, contando com profundidade entre 1,2 e os 2 metros, e ainda uma piscina para crianças de 330 m2 e com 40 cm de profundidade. No total, são 1.800 m2 de plano de água salgada, incluíndo seis escadas de acesso e um acesso reservado para deficientes.

Ainda na inauguração da época balnear, o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, lembrou que, na altura da construção da Marina de Oeiras e da Piscina Oceânica, “toda a gente dizia que o mar tinha levado uma piscina em Sintra, na Praia Grande, e por isso dizia-se ‘lá está o Isaltino a fazer uma marina e uma piscina que vai para o ar'”. Apesar de reconhecer que foi preciso proceder a um reforço nestas infraestruturas, o autarca sublinhou que estas “estão aqui para durar”.

A Piscina Oceânica conta com uma plataforma de saltos com pranchas de 0,70 cm, 2 m, 5 m e 7,5 m. A área/poço de saltos tem 4,50 m de profundidade, mas, por razões de segurança, os nadadores-salvadores podem encerrar uma ou mais plataformas. O espaço tem ainda um restaurante e bar de apoio; balneários femininos e masculinos; cacifos; e ainda vigilância permanente e serviço de primeiros socorros.

Piscina Oceânica reflete a imagem de Oeiras

Para o presidente da CMO, “o espaço nem sempre foi devidamente aproveitado”, mas atualmente é local “com um enorme potencial que vai para além dos banhos”. Neste sentido, Isaltino Morais agradeceu todo o trabalho desenvolvido por Rui Mourinha e a sua equipa da Oeiras Viva. “São equipamentos como este que traduzem aquilo que é o rosto da Câmara”, sublinhou o edil, dando ainda como exemplo os jardins de Oeiras.

Por fim, o local tem ainda um parque de estacionamento coberto com 80 lugares. Contudo, para além dos banhos, a Piscina Oceânica de Oeiras conta com um espaço de lazer, composto por um amplo lobby, onde podem ser realizados eventos como festas de aniversário, cocktails, coffee-breaks, entre outras iniciativas.

Este local está inserido no complexo da Oeiras Marina, situada junto à Praia da Torre, e encontra-se ladeado pelo Porto de Recreio de Oeiras e pelo Passeio Marítimo de Oeiras. Neste sentido, pretende ser um sítio de eleição para a época estival, estando à disposição dos residentes de Oeiras e não só.

Exposição sobre o mar patente na Piscina Oceânica

Em 2023, o lobby da Piscina Ocêanica, que celebra o seu 28ª aniversário a 29 de julho, apresenta a exposição ‘Oceano – Mar é Vida’. Esta já esteve patente no Museu da Marinha, em Cabo Verde e no Brasil e o acervo foi cedido pela Associação David Melgueiro. Desta forma, esta mostra pretende sensiblizar para o estado dos oceanos e oferecer uma reflexão sobre o futuro, explicou o pintor responsável pela obra, Luís Vieira Batista.

Por sua vez, a exposição já passou por diversos pontos do país e do mundo, tendo acompanhado uma homenagem ao centenário da travessia do Atlântico Sul por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em 2022. Para Conceição Vieira Coelho, curadora desta mostra, lembrou que “o poder da mudança está literalmente nas nossas mãos”. Por isso, é importante sensibilizar para a questão da poluição e das alterações climáticas.

“Estes artistas alertam-nos para o que acontecerá se não tomarmos medidas sobre a poluição e as alterações climáticas”, reforçou a curadora, salientando que é preciso ter “respeito pelo próximo. É esse o grande poder que todos e cada um tem e então vamos exercê-lo”. Por fim, Conceição Vieira Coelho convidou a comunidade a ver esta exposição, para “vermos se é isto que queremos deixar para o futuro, para os nossos filhos e para os nossos netos, o que certamente não é”.

Quer comentar a notícia que leu?