A segurança e o bem-estar dos seus fregueses são uma das preocupações da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas e, por isso, tem efetuado várias obras de requalificação e conservação das vias públicas.Trabalhar diariamente por uma freguesia cuidada e limpa, é a palavra de ordem da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas que, durante o mês de agosto, não teve «mãos a medir», efetuando várias intervenções em passeios, mobiliário urbano e de limpeza dos espaços públicos em Carnaxide e Queijas.

Estes trabalhos – como realça Inigo Pereira, presidente da União de Freguesias – tem como principal objetivo «contribuir para uma melhor qualidade de vida da população», visto esta ser uma das grandes prioridades da União de Freguesias.

Na perspetiva do presidente Inigo Pereira estas intervenções são, absolutamente, necessárias para o conforto das pessoas e aponta como áreas fulcrais a higiene a limpeza a manutenção do mobiliário urbano e pavimentos, considerando esta intervenções fundamentais para o dia a dia das pessoas que vivem e trabalham em Carnaxide ou Queijas.

Todavia, como o próprio salienta, muitos destes trabalhos não teriam sido possíveis de efetuar se não fosse a cedência, por parte da Câmara Municipal de Oeiras, de um veículo de limpeza urbana. “De facto, esse equipamento permitiu a limpeza de pisos, muros e mobiliário urbano em algumas zonas da União de Freguesia”.

Em agosto, segundo o autarca, realizaram-se intervenções de limpeza de piso, tratamento de caldeiras e reparação de bancos de jardim na Rua Gil Vicente, Rua Iteperano Duarte, Caminhos Del Rey em Queijas, tendo também sido realizados trabalhos de limpeza e manutenção no espaço envolvente do Santuário de Nossa Senhora da Rocha.

Ainda em Queijas, foi efetuada, pela Câmara Municipal, a repavimentação da Av. João XXI e a reabilitação Escola Básica de Queijas e, pela União de Freguesias, a reparação de calçadas da Rua António Nobre e na Rua Ramalho Ortigão, recolocação de pilaretes na Rua Júlio Diniz e colocado um espelho parabólico na Rua Madre Calcutá, para maior segurança de peões e automobilistas. Na Alameda Sousa Bastos, ainda em Queijas, foi reabilitado o parque canino, limpeza de piso e reabilitação do mobiliário urbano.

Em Carnaxide, por outro lado, foi reparada a calçada e pavimento na Praceta António Aleixo, na Avenida do Forte e no Largo Almirante Gago Coutinho e recolocado o sinal de trânsito na Avenida Portugal.

Já na Outurela a UFCQ e a CMO recuperaram o espaço de diversão infantil na Quinta do Salles, reabilitaram o polidesportivo e os bancos de jardim.

Por outro lado, a equipa de Espaços Verdes da CMO, e equipas da UFCQ realizaram trabalhos de deservagem na Freguesia, assegurando o corte de ervas daninhas e vegetação rasteira em ruas, passeios e pequenos espaços junto a zonas habitacionais.

Assim, em agosto, foram deservados, em Queijas, os caminhos de El Rey e passeios da Alameda Sousa Bastos, tendo também sidos desenvolvidas várias ações de deservagem em Carnaxide e Queijas.

Intervenções já vem de trás

Mas, nos meses anteriores, a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas executou diversas obras de reabilitação e melhoramento na freguesia, tendo, sempre em vista o conforto e a qualidade de vida dos habitantes da freguesia.

A maioria das obras consistiram em melhoramento na via pública. São os casos das reparações efetuadas na calçada junto ao Santuário de Nª Sra. da Rocha, em Linda-a-Pastora, e a repintura das raias oblíquas na Alameda Alto dos Barronhos, em Carnaxide, e a intervenção na Rua Elisa de Sousa Pedroso, em Carnaxide, com a repintura de passadeira de peões.

Por outro lado, o espaço de lazer na rua Elisa de Sousa Pedroso, em Carnaxide, foi também alvo de uma intervenção de deservagem e requalificação das caldeiras de árvore.

Também na rua Marechal Saldanha, em Queijas, a calçada foi reparada e requalificada.

Para aumentar a segurança dos peões foram colocados pilaretes na rua António Maria Costa Macedo, em Queijas.

Descarregue e leia a edição completa de Olhares de Carnaxide e Queijas | Outubro

Quer comentar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.