Os preços das casas em Portugal somam e seguem.Em Lisboa, os preços subiram mais de 23 por cento, existindo freguesias que os valores por metro quadrado ultrapassam os 4 mil euros. Marvila, por exemplo, registou subidas na ordem dos 80 por cento.No quarto trimestre do ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE),  o preço mediano do metro quadrado (m2) das casas vendidas no país subiu para os 996 euros (mais 7%). Em Lisboa e no Porto, os preços subiram mais de 23%, mas a capital continua a assumir-se como cidade mais cara para comprar casa. A media de preços no município lisboeta fixou-se nos 3.010 euros por m2, e há três freguesias onde os valores superam os 4.000 euros por m2.

As Estatísticas de Preços da Habitação ao nível local, divulgadas esta semana INE, revelam que existem 42 municípios, maioritariamente localizados no Algarve e na Área Metropolitana de Lisboa (AML), que apresentam preços medianos de venda de casas superiores ao valor nacional.

Em Lisboa e no Porto, as subidas foram superiores a 23%. O preço do m2 na capital registou uma subida de 23,5% e já chega aos 3.010 euros. No Porto, os preços subiram 23,3%, para os 1.612 euros por m2.

Desta forma, Lisboa é a campeã dos preços caros, mas não é a única. Há outros municípios a posicionarem-se no ranking de preços. Cascais, Oeiras, Loulé, Lagos, Albufeira, Tavira, Lagoa, Funchal e Odivelas são autarquias onde os preços superam os 1.500 euros por m2. Do lado oposto estão a Pampilhosa da Serra, Penamacor e Freixo de Espada à Cinta, onde o preço do m2 não alcança os 200 euros.

Lisboa fixa record: subida de 80% em Marvila

A fasquia dos preços na capital está cada vez mais alta. Os dados do INE mostram que há 10 freguesias em Lisboa em que o valor do m2 ultrapassou os 3.000 euros, sendo que em três os valores já superam os 4.000 euros por m2. São elas as freguesias de Santo António (4.568), que inclui a Avenida da Liberdade, Santa Maria Maior (4.297 euros), onde está incluído o Chiado e Misericórdia (4.126 euros), que abrange a zona do Bairro Alto.

As atenções centram-se, ainda assim, em Marvila. Foram várias as freguesias que registaram aumentos significativos, mas nenhuma como esta. O valor do m2 em Marvila ainda está abaixo da média de Lisboa, mas os preços das casas subiram 79,8% em apenas um ano, passando de 1.483 euros por m2 para 2.666 euros por m2.

Santa Clara é a freguesia mais barata do ranking (1.969 euros), mas que ainda assim apresenta um valor superior à media nacional. Do outro lado da barricada está o Parque das Nações, a única freguesia que registou uma descida de 0,3% nos preços para os 3.247 euros por m2.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.