REI DO CHOCO FRITO ESTÁ EM CAMPO DE OURIQUE

0

De Setúbal, cidade de longa fama em matéria de choco frito e peixe assado, veio Mário Abadeço para criar o restaurante Choco do Bairro, em Campo de Ourique, e «mostrar» e dar a degustar aos lisboetas alguns dos pratos tradicionais de Setúbal.

Em Campo de Ourique, na Rua Tenente Ferreira Durão 55 A, é «obrigatório» pedir no restaurante «Choco do Bairro», no lugar do antigo «Stop do Bairro», o prato de choco frito à setubalense, acompanhado por batatas fritas, e terminar a refeição com uma das ótimas sobremesas da casa.

Não há como negá-lo, as tradições gastronómicas fazem parte da cultura e da identidade de um país, estando ligada às raízes de um povo e relacionada com a sua história. Setúbal é forte em pratos típicos, assim como em doçaria. O peixe, sempre fresco, torna a oferta gastronómica da região uma referência nacional e internacional, cujo rótulo da qualidade tem vindo a ganhar dimensão ao longo dos tempos. E foi «pensando nesses valores gastronómicos» que Mário Abadeço criou o «Choco do Bairro», para «trazer» aos alfacinhas o prazer de degustar «os verdadeiros sabores setubalenses», onde pontifica o choco. Por isso, neste momento, não é necessário sair de Campo de Ourique para provar o verdadeiro choco frito à setubalense.

É Mário Abadeço quem o traz todos os dias da lota da cidade ou do Mercado do Livramento o peixe e o choco fresco. Tem 44 anos, vive em Setúbal, mais propriamente em Palmela, há muitos anos, e este é o segundo restaurante que abre. Desde 2015 que tinha um espaço na Avenida Luísa Todi. «Era um restaurante tradicional, mas tinha algumas coisas diferentes para os turistas, como moquecas e massalas», explica. Mas, desafiado por alguns clientes lisboetas, decidiu «transferir-se de armas e bagagens» para Campo de Ourique, onde o seu «Choco de Bairro» rapidamente ganhou clientela «amante» da boa culinária setubalense.

O peixe fresco de Setúbal é rei nas ementas deste restaurante. A dourada, o robalo e o salmonete «estão a sair muito bem dos pescadores», refere Mário Abadeço, lembrando que o choco frito e a caldeirada, são algumas das propostas tradicionais ou mais inovadoras, que estão em destaque no «Choco do Bairro».

Assim, a feijoada de choco, a massada de choco, o choco com ervilhas e as ovas de choco são outros dos pratos que estão sempre disponíveis para «levar para casa». No menu, para além da espetacular sopa de peixe, há ainda o arroz de lingueirão, de tamboril e de cabidela, já para «não falar» da massinha de peixe com marisco, o bacalhau à braz e as lulas à algarvia.

Mas, como está sempre aberto às sugestões dos clientes, Mário Abadeço regularmente confeciona outros pratos regionais, como o coelho com feijão, raia frita com arroz de tomate e canja de pombo bravo, entre outros pratos, não esquecendo a conhecida caldeirada à setubalense. Tudo isto acompanhado por um D. Ermelinda, que é o vinho da casa.

Este restaurante, onde o «choco é rei», neste momento só funciona com os sistemas de takeaway ou de entrega ao domicílio. Por isso, como para grandes males, grandes remédios e como cruzar os braços não tem sido uma opção para Mário Abadeço que se adaptou às novas medidas de combate à pandemia que ditaram o encerramento dos restaurantes, avançando para a celebração de contratos com empresas de entregas das refeições, nomeadamente a Uber Eats, Takeaway.com No Menu, e Glovo.

Clique na imagem e entre no nosso Facebook

Takeaway: Rua Tenente Ferreira Durão, Nº 55A, Campo de Ourique | tel.: 213 850 486 | Telm: 968 364 434.

Quer comentar a notícia que leu?