SABORES PARA TODOS OS GOSTOS EM ALVALADE

0

A Junta de Freguesia de Alvalade apresentou ontem, 19 de maio, no Mercado de Alvalade Norte, a 4.ª edição do concurso gastronómico Sabores de Alvalade, que este ano conta com Vítor Sobral, como embaixador, e Cátia Goarmon (“Tia Cátia”) como júri.

A Junta de Freguesia de Alvalade apresentou ontem no Mercado de Alvalade Norte, a 4ª edição Sabores de Alvalade, o Concurso Gastronómico do bairro, com as provas e votações a terem lugar entre os dias 24 de maio e 24 de junho, e que conta com 23 participantes, nomeadamente os restaurantes que, do ponto de vista histórico, são os mais importantes do bairro, mas também com alguns mais recentes que fizeram questão de participar, e que vão a concurso com 15 pratos principais e 14 sobremesas.

Este ano, à semelhança do que aconteceu nas edições anteriores, vai ter lugar uma eleição que visa premiar o melhor prato tradicional e o melhor doce. O objetivo é promover e valorizar a oferta gastronómica da freguesia.

Nesta edição, tendo em conta os períodos de grande dificuldade sofridos pelo setor da restauração devido à pandemia, a Junta de Freguesia de Alvalade decidiu contribuir com mais uma medida de apoio, assumindo todas as despesas das refeições efetuadas pelo júri ao longo da prova em cada um dos restaurantes inscritos no concurso.

José António Borges, presidente da junta de Freguesia de Alvalade, realçou que «o concurso deste ano chega depois de um ano particularmente difícil para a economia portuguesa, principalmente para a restauração, um setor que foi particularmente atingido pela pandemia”.

Não se tendo realizado em 2020 exatamente devido ao Covid 19, a Junta de Freguesia decidiu fazer uma reformulação, de forma a dar maior visibilidade ao projeto.




Este ano, este concurso assume uma «grande importância para realçar aquilo em que o Bairro de Alvalade já é particularmente conhecido que são os seus restaurantes, alguns dos melhores da cidade de Lisboa com boa comida».

José António Borges, lembrou que a Junta de Freguesia de Alvalade, naquilo que são as suas incumbências, «juntamente com a Câmara Municipal de Lisboa, tem feito um trabalho importante de apoio ao comércio, em particular ao setor da restauração, e que atividades como esta são importantes neste período de recuperação económica».

O presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, segundo o próprio confessou, vai ser este ano um dos membros do Júris do concurso, prometendo que as suas pontuações serão sempre «muito simpáticas para todos os restaurantes» e deixando as decisões mais importantes para outros, entre os quais Cátia Goarmon, conhecida como Tia Cátia, devido às suas aparições regulares no canal 24Kitchen. Junta-se a esta presença de renome, o Chef Vítor Sobral, reconhecido como tendo reinventado a gastronomia portuguesa e que chega como presidente do júri e Embaixador do evento, mas também por ser um comerciante do Mercado de Alvalade.

Os pratos tradicionais em competição serão avaliados pelo júri, que terá em conta a qualidade da comida, a apresentação do prato, o atendimento e o conforto da sala de refeições, enquanto a decisão sobre aquele que é o melhor doce de Alvalade irá recair nas mãos do público, que poderá votar no seu favorito através das redes sociais da Junta de Freguesia.

Lista Candidaturas_2021

Quer comentar a notícia que leu?