Os 230 deputados eleitos nas legislativas de 10 de março deverão tomar posse entre fim de março e início de abril. No total, serão chamados mais de 10,8 milhões de eleitores às urnas.
A data da primeira sessão parlamentar da XVI legislatura depende de vários prazos legais. No entanto, e à exceção das legislativas de 2022 – cuja tomada de posse da AR foi mais demorada devido à repetição das eleições no círculo da Europa -, tem demorado entre 15 e 19 dias.
Quem o lembra é a agência Lusa, o que significa que o arranque no Parlamento seria na semana entre 25 e 29 de março. Contudo, essa é a semana que precede a Páscoa e o dia 29 é feriado. Por isso, o primeiro plenário da XVI legislatura, na Assembleia da República (AR), poderá realizar-se apenas na primeira semana de abril.
As eleições legislativas estão marcadas para hoje, 10 de março. No total, serão mais de 10,8 milhões de eleitores que são chamados às urnas para escolher os 230 deputados que compõem a Assembleia da República e qual o partido que deve formar o próximo Governo. Nestas eleições estão a concorrer 19 partidos e coligações, sendo que apenas um é estreante, a Nova Direita.