SOLIDARIEDADE É PALAVRA CHAVE EM CARNAXIDE E QUEIJAS

Solidariedade é a palavra chave da edição impressa de Olhares de Carnaxide e Queijas, cuja edição impressa já está pronta para download. O nono aniversário da União das freguesias de Carnaxide e Queijas, a requalificação de escolas e a entrada em serviço dos Transportes Metropolitanos de Lisboa, são alguns dos temas da edição.

A união faz a força de Carnaxide e Queijas foi o grande tema das comemorações do nono aniversário da União entre as antigas freguesias de Carnaxide e de Queijas. O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, salientou a grande articulação existente entre as duas entidades, o que possibilitou o desenvolvimento de «ações», que contribuíram para a melhoria das condições de vida dos cidadãos. Já para Inigo Pereira, presidente da União de Freguesias, Carnaxide, Queijas, Linda-a-Pastora, Outurela e Barrronhos vão “continuar a crescer, lado-a-lado, rumo a um grande futuro e com um enorme orgulho no passado”.

Esse crescimento, como fazem questão de salientar as autoridades locais, passa também pela criação de melhores condições de ensino, para alunos e professores. Por isso, no âmbito do Plano Estratégico de Reabilitação do Edificado Escolar (PEREE), o Município de Oeiras tem em curso projetos para requalificação global de duas escolas do 1º ciclo da União de Freguesia de Carnaxide e Queijas: EB Sylvia Philips e EB Amélia Vieira Luís.

Na edição impressa de Olhares de Carnaxide e Queijas é tema de notícia, os novos autocarros amarelos da Carris Metropolitana que começam a operar a partir de janeiro na União de Freguesias de Carnaxide e Queijas. Este anuncio foi realizado após uma reunião entre a Área Metropolitana de Lisboa (AML), as Câmaras Municipais da margem norte do Tejo, e a empresa Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML).

Por outro lado, as atividades de solidariedade do movimento associativo da União de Freguesias são uma peça-chave do desenvolvimento, enquanto força motora no apoio a respostas de cariz cultural, desportivo, educativo, juvenil e social do concelho. A prova-lo estão as ações desenvolvidas pelas várias instituições de Carnaxide e Queijas. Para além do trabalho social desenvolvido pela União de Freguesias, a Universidade Sénior de Carnaxide e Queijas, que organizou as comemorações do Dia das Universidades Seniores; a Refood de Carnaxide, que entrega alimentos a cerca de 130 famílias carenciadas, a recolha de alimentos pelos Escuteiros de Queijas e, por último, o trabalho desenvolvido pela Família Global no apoio a famílias carenciadas. São alguns dos muitos exemplos demonstrativos do trabalho que as IPSS têm desenvolvido na freguesia.

Descarregue e leia OLHARES DE CARNAXIDE E QUEIJAS - DEZEMBRO no seu computador ou equipamento móvel


Quer comentar a notícia que leu?