Troca de lixo por viagens nos transportes públicos, uma cicloficina para ajudar no conserto de bicicletas e workshops sobre as tendências da mobilidade urbana, são algumas das iniciativas da Semana Europeia da Mobilidade em Almada.O programa da Câmara Municipal de Almada para a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que termina no próximo domingo, está repleto de variedade e apresenta-se como um convite à sustentabilidade no modo como os munícipes se deslocam.

Por isso, hoje, está a decorrer, em colaboração com a Agência Municipal de Energia de Almada (AGENEAL), com o apoio da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa (FCT UNL) e da Agência Portuguesa do Ambiente, um workshop intitulado «Mobilidade Elétrica para a melhoria da qualidade do ar nas cidades», que está a decorrer no Auditório da Biblioteca da FCT NOVA, no Campus da Caparica.

Neste workshop vai ser assinado um protocolo de cooperação, intitulado “Por um país com bom ar”, entre a Câmara Municipal de Almada (CMA) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

De referir que o arranque da Semana Europeia da Mobilidade em Almada iniciou-se, segunda-feira, com a realização da iniciativa “Viagens a troco de lixo”, que permitiu a troca de garrafas de plástico e até eletrodomésticos por viagens nos transportes coletivos do concelho. Foram ainda sidos sorteados, entre as pessoas participantes, três passes Navegante Metropolitano, com a validade de um mês.

Na programação da responsabilidade da autarquia de Almada, existiram várias iniciativas como a realização de uma cicloficina – um espaço de partilha de conhecimentos para a reparação de bicicletas -, no mercado municipal e dois workshops: um orientado para a mobilidade potenciada pelas aplicações móveis e outro para a melhoria do ar possibilitada pela mobilidade elétrica.

A agenda da cidade de Almada prevê, ainda, a realização de uma caminhada na companhia de cães do canil da Aroeira, ações de formação sobre condução automóvel ecológica e ações de divulgação dos novos passes Navegante.

No fecho desta edição da Semana Europeia da Mobilidade, que acontece no domingo, realiza-se no concelho um passeio de cicloturismo com 20 quilómetros de extensão, “feito a um ritmo em que qualquer pessoa pode participar”, adianta a autarquia. O final do passeio, com destino ao Parque Verde da Quinta do Conde, em Sesimbra, assegura o regresso dos participantes, através do comboio da Fertagus e do Metro Sul do Tejo. A participação neste passeio é gratuita, mas sujeita a inscrição.

Iniciativa europeia para mais mobilidade

A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa da União Europeia (UE) que convida cidades e vilas europeias a apresentar propostas alternativas de mobilidade urbana. A decorrer desde 2002, a Semana Europeia da Mobilidade propõe a implementação, por parte das cidades e vilas participantes, de ações definitivas e temporárias que promovam a mobilidade limpa e sustentável dos cidadãos.

Este ano, o tema é andar a pé e de bicicleta em segurança, colocando a ênfase nos modos de transporte ativo, livres de emissões de gases com efeito de estufa. Para a edição deste ano, estão inscritas mais de 2700 cidades e vilas europeias, encontrando-se calendarizadas mais de 2100 ações, entre temporárias e definitivas, de promoção de mobilidade sustentável. Este ano, 100 municípios portugueses participam na iniciativa da UE.

Descarregar Programa Completo

Quer comentar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.