Quase 20% da riqueza gerada em Lisboa vem do Turismo. O número de turistas (4,5 milhões/ano) por habitante supera Londres e Barcelona, o que corresponde a nove turistas por cada residente. O turismo teve um impacto direto de 14,3 milhões de euros na economia, prevendo-se que este ano chegue aos 15 milhões de euros, tendo sido responsável, em 2018, por 182 mil postos de trabalho na Região de Lisboa. De acordo com o relatório da World Travel & Tourism Council (WTTC), o turismo cresceu 8,1% em 2018, obtendo a maior taxa entre os países da União Europeia (UE) e também uma das mais elevadas entre todos os países europeus.

Segundo esse documento, no ano passado o impacto direto estimado na economia portuguesa foi de 14,3 milhões de euros e a projeção é a de que este ano se alcance os 15 milhões de euros.

Nestes valores estão incluídos os impactos diretos, indiretos e induzidos que o setor tem na economia portuguesa. No caso dos impactos indiretos, estão incluídos os investimentos feitos no setor, como é o caso da compra de aviões. Os impactos induzidos remetem para as despesas dos trabalhadores ligados ao setor.

Um facto é que os turistas nunca tinham deixado tanto dinheiro na economia portuguesa. Entre 2011 e 2018, o montante duplicou. Cada turista estrangeiro, quando vem a Portugal em «lazer, recreio ou férias», faz em média uma despesa de 79,2 euros. Quando o motivo é «negócios ou profissional», o valor desce para 67,3 euros, mas em situações de visitas a familiares ou amigos, o valor médio é de 38,7 euros.

O impacto do turismo em Portugal pode também ser avaliado pelo número de empregos na área. Atualmente, contabilizam-se 1,05 milhões de trabalhadores, um número que representa 21,8% do país. No que toca à economia, o contributo total estimado das atividades turísticas foi de 19,1%.

Gloria Gutevera, uma das responsáveis da WTTC, adianta que esta é uma realidade que vai permanecer em Portugal durante este ano e que o país «tem o potencial para aumentar a dimensão da sua economia ligada ao turismo e viagens ainda mais aumentando o setor do turismo de negócios.»

90 mil trabalham em Lisboa

Só na cidade de Lisboa, e segundo dados referentes a 2017, o turismo foi responsável direta ou indiretamente por 93 mil postos de trabalho, mais 20 mil do que em 2015, e mais 26 mil do que 2005.

A atividade turística gerou, nesse ano, na capital, mais de 10 mil milhões de euros de riqueza, mais quatro mil milhões do que em 2015, e mais oito mil milhões do que em 2005.

A maioria dos turistas estrangeiros que visitam Lisboa são provenientes do Brasil, França, Espanha, Estados Unidos da América, Alemanha, Reino Unido e Itália, tendo gastado, em média, 161,1 euros por dia, numa permanência média de 2,3 noites na região.

Quer comentar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.