UM FIM-DE-SEMANA DIFERENTE NA AMADORA

Banda desenhada, conversas à roda do pão, dança e exposições são algumas das nossas sugestões para o fim de semana na Amadora. Porque não queremos que perca nada, segue a nossa lista de sugestões e planos do que fazer este fim-de-semana outubro no concelho da Amadora.

De 15 a 17 de outubro, o concelho da Amadora fervilha de atividades, que se prolongam para o dia 20 de outubro com o início do Festival de Banda Desenhada.

Assim, no dia 15 de outubro, sábado, das 15h00 às 17h00, realiza-se na Casa Roque Gameiro a iniciativa “Conversas à Roda do Pão”. Esta atividade realiza-se no âmbito da programação da exposição temporária “Trigo na Eira, Pão na Masseira. Uma história do Pão na Amadora”, patente no Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira.

Em colaboração com a UPAL (União Panificadora da Amadora) e a APAI (Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial), a Amadora quer dar a conhecer histórias e factos sobre o pão.

A investigadora Viviani Rocha, da Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciência e Tecnologia, que trabalha as ciências alimentares e a fermentação natural do pão, vai «orientar» a discussão em torno deste tema

Visitas comentadas

Por outro lado, nos próximos dias 15 e 29 de outubro (sábado), acontecem as visitas comentadas à exposição “Panoramas”, de André Carrilho, na Galeria Municipal Artur Bual.

Esta exposição temporária – patente até 6 de novembro -, é revisitada pelo próprio Autor, Ilustrador e criador de cartoon e caricatura, e que acompanhará o público nestas visitas guiadas e comentada pelos seus trabalhos.

A exposição reúne trabalhos, publicados em Portugal e nos EUA, que sintetizam tanto épocas e narrativas específicas, como grandes intervalos de tempo, procurando clareza na interligação de acontecimentos, de personalidades e de conceitos, da cerimónia dos Óscares ao 11 de Setembro, da história do jornal mais antigo de Portugal, à pandemia de covid-19.

Horários: 15 outubro (sábado) – 15h30 às 17h00/29 outubro (sábado) – 10h30 às 12h00

Festival de Banda Desenhada

Apesar de se iniciar na próxima quinta-feira (dia 20) e prolongar-se até 30 de outubro 2022, não quisemos deixar de assinalar a edição do maior Festival de Banda Desenhada em Portugal, que volta à cidade da Amadora, com 13 exposições, de autores nacionais e internacionais.

Os Portugueses e Armazém Central são alguns dos destaques da programação dedicados à temática central do Amadora BD 2022 – a Relação Portugal-França. Do vasto programa, destacamos ainda a exposição comemorativa dos 60 anos do Homem-Aranha e uma mostra dedicada à premiada obra de Filipe Melo e Juan Cavia, Balada para Sophie.

Mais de 15 autores, nacionais e internacionais, já confirmaram a sua presença no Amadora BD 2022.

Quer comentar a notícia que leu?