Bernardino Soares inicia amanhã em Unhos, dois dias de presidência aberta, no âmbito da iniciativa «Mais perto de si!»Durante dois dias, 8 e 9 de novembro, Unhos vai ser a ‘capital’ do concelho de Loures. A Administração Municipal vai instalar-se na freguesia em mais uma edição da iniciativa «Mais perto de si!». O objetivo é aproximar a gestão municipal das realidades locais do concelho e das gentes que vivem o território. Auscultar a população, visitar e tomar contacto direto com as situações a atender, promover e apresentar as grandes opções municipais para cada local são alguns dos objetivos desta iniciativa.

Sábado, dia 9 de novembro, Bernardino Soares e o seu executivo municipal fazem o atendimento à população, a partir das 14h00, na sede da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Unhos. Por volta das 16 horas, Bernardino Soares preside a sessão pública de encerramento na Associação de Reformados.

Sexta-feira e sábado, o presidente da Câmara de Loures vai visitar escolas, equipamentos culturais, associação de moradores e o terreno municipal cedido para a construção do futuro Centro de Saúde de Unhos.

No segundo dia da iniciativa «Mais perto de Si!», o destaque vai para a assinatura do contrato de promessa de cedência das instalações da antiga Escola Básica de Unhos à Associação do Centro de Dia da Terceira Idade de Unhos.

Educação é prioridade

Esta iniciativa da câmara de Loures repete-se periodicamente em todas as localidades que já foram freguesias antes da reforma administrativa de 2012.

A última edição desta espécie de «presidências abertas» de Bernardino Soares foi dedicada à Educação. Assim, nos dias 24 e 25 de outubro, sob o lema Investir no Futuro, o executivo da Câmara Loures dedicou dois dias a visitar escolas do concelho, auscultando a comunidade escolar, bem como de reuniões e encontros com profissionais, que serviram para o executivo camarário exigir maior investimento nesta área que está no centro das prioridades do município.

Bernardino Soares visitou o IPTrans – Escola Profissional de Loures, local onde foi dado a conhecer o projeto de expansão desta instituição, que forma, essencialmente, jovens nas áreas do transporte e da logística.

Na altura, o presidente da Câmara Municipal, acompanhado pelo vice-presidente, Paulo Piteira, e pelo vereador com o pelouro da Educação, Gonçalo Caroço, deslocaram-se até à Escola Secundária José Afonso, em Loures, para, segundo estes autarcas, observarem as diversas carências da escola ao nível das infraestruturas e aproveitando para exigir mais e melhores respostas do Ministério da Educação.

Investimento em parque municipal

Em setembro, nos dias 21 e 22, Bernardino Soares dedicou a sua presidência à freguesia de Fanhões, tendo sido apresentados os projetos que a edilidade pretende desenvolver nos próximos tempos.

Um deles é a reabilitação do Parque Municipal do Cabeço de Montachique. A autarquia anunciou um investimento de cerca de 1,7 milhões de euros para a requalificação do parque, que será desenvolvida de forma faseada. Está prevista a criação de um Centro de Interpretação Florestal, espaços para campismo e caravanismo, salas multiusos, zona de restauração, entre outras valências.

Outro dos projetos apresentados foi as Bibliotecas Municipais Aqui, uma plataforma que permite aos cidadãos requisitar livros das bibliotecas municipais sem ter de se deslocar a Loures ou a Sacavém.

Carências na Saúde

Em junho, o Executivo Municipal levou a cabo uma série de visitas, reuniões e contactos com utentes e profissionais de saúde do concelho, exigindo mais investimento nesta área para o município.

O périplo teve início no dia 6, com a visita à Unidade de Saúde de Santo António dos Cavaleiros, seguida da visita à Unidade de Saúde de Loures e a um encontro com a equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade de Loures.

O segundo dia da iniciativa Mais perto de si! – Saúde começou bem cedo, com o contacto com a população de Unhos, seguido de uma visita à Unidade de Saúde desta localidade.

Quer comentar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.