UNIÃO SOLIDÁRIA APOIA OS DESPROTEGIDOS DA PANDEMIA

0

A União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha, Cruz Quebrada-Dafundo está a fornecer, mensalmente, mais de duas mil refeições a pessoas mais carenciadas que viram a sua situação agravar-se com a crise pandémica.

O projeto «União Solidária» da União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha, Cruz Quebrada e Dafundo, está a distribuir 70 refeições/dia a famílias carenciadas, levando um «pouco mais de conforto às pessoas», revela Rui Teixeira, presidente da União de Freguesias, lembrando que, no pico da crise sanitária, além de terem entregue cabazes a 800 famílias, chegaram a confecionar 600 refeições/dia, com o apoio da da Câmara de Oeiras e das irmãs da Sagrada Família.

«Na altura, esta distribuição foi importante, porque as pessoas não podiam sair de casa. Mas, neste momento, continuamos a fornecer 70 refeições por dia, ou seja mais de 2.000/mês», salienta Rui Teixeira, revelando que, com a pandemia, a distribuição alimentar teve um aumento de 30%, em relação ao ano anterior e, por isso, «a ajuda da Câmara Municipal de Oeiras tem sido preciosa, para podermos comprar alimentos».

Este projeto inclui, ainda, a distribuição de alimentos para os animais de estimação e, segundo Rui Teixeira, «a nossa União de Freguesias deve ser, a nível nacional, a única com um banco alimentar destinado aos animais de companhia – o que também é uma necessidade muito expressiva das famílias referenciadas».

O projeto União Solidária, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, auxilia todas as famílias referenciadas pelo Gabinete de Ação Social da União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha, Cruz Quebrada e Dafundo que trabalha, também, com o Fundo Europeu de Auxílio aos Carenciados (FEAC), apoiando às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Os alimentos, provenientes de doações do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAAC) e dos apoios da Câmara Municipal de Oeiras, são recolhidos nas instalações do Armazém Solidário (sediado no Mercado de Linda-a-Velha), onde são organizados por cabazes, pela equipa de voluntários do projeto. Aos quais Rui Teixeira agradece, sublinhando: «Agradeço a todos que desempenham este trabalho, que não sou só eu, mas sim toda a equipa, constituída por colaboradores da Junta que fazem parte deste projeto e nos ajudam diariamente a servir às pessoas».





Loja Solidária

O projeto «cimenta-se» também numa Loja Solidária que potencia as respostas mais adequadas às necessidades da população, comercializando, a preços simbólicos, os bens angariados e doados pelos cidadãos e por empresas locais. A loja dispõe de roupas, calçados, brinquedos, livros para as crianças e artigos para o lar. As pessoas ou famílias referenciadas pelo Gabinete de Ação Social, podem usufruir, mensalmente, de um número de artigos gratuitos.

Câmara extremamente generosa

A Câmara Municipal de Oeiras tem sido uma «parceria excelente e extremamente generosa» na ajuda da compra dos bens alimentares, de acordo com as palavras de Rui Teixeira. «O que nós fazemos é comprar os alimentos, negociá-los ao melhor preço e procurar distribuí-los à população». Empresas sediadas no território, como a Nestlé e o Pingo Doce, também ajudam o projeto com alimentos, de forma a preencher esta necessidade da comunidade.

O projeto União Solidária nasceu em 2010 pelas «mãos» da antiga Junta de Freguesia de Linda-a-Velha, denominando-o de “Linda-a-Velha Solidária”. Atualmente, após sofrer as devidas correções, este projeto de solidariedade social abrange toda a União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz-Quebrada/Dafundo, desenvolvendo um conjunto de iniciativas e intervenções, em colaboração com os voluntários do Banco de Voluntariado, das instituições e do tecido empresarial sediado no território.

A União Solidária surgiu com o objetivo de mobilizar a sociedade para o esforço de prestar apoio às famílias que mais necessitam, de acordo com a estratégia desenvolvida pela Comissão Social de Freguesia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here