UNIDADE MÓVEL NÃO DETETOU NENHUM CASO DE COVID EM CARNAXIDE

0

Hoje, a Unidade Móvel Itinerante de rastreio à Covid 19 esteve em Carnaxide, tendo realizado 107 testes rápidos gratuitos, não tendo sido detetado nenhum caso positivo.

Cento e sete pessoas, a maioria idosos, realizaram hoje o teste à Covid 19 em Carnaxide. Esta testagem massiva à população, segundo afirma Inigo Pereira, presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, tem como objetivo detetar precocemente os casos de infeção, permitindo assim um maior controlo da pandemia Covid-19 e, por outro lado, inspirar um maior sentimento de confiança à comunidade.

Inigo Pereira adiantou, por outro lado, que a Unidade Móvel Itinerante, que hoje esteve «sediada» no Centro de Saúde de Carnaxide, Bairro da Outurela e no Centro Cívico de Carnaxide, vai também deslocar-se à Queijas, provavelmente na próxima semana.

Hoje, em Carnaxide, as duas enfermeiras e técnico de informática que «tripulam» esta Unidade móvel não detetaram nenhum caso positivo de Covid. No entanto, nos 313 testes já efetuados, desde o dia 5 de abril, em Paço de Arcos, Linda-a-Velha, já foram identificados 9 casos positivos que, automaticamente, foram encaminhados para os serviços de saúde competentes.

Este programa de testagem rápida e gratuita à população do concelho de Oeiras, iniciado no dia 5 de abril, conta também com a colaboração de algumas farmácias do concelho.

Cada munícipe pode fazer dois testes por mês (de 14 em 14 dias), bastando, solicitar agendamento numa das Farmácias Aderentes ou dirigir-se à Unidade Móvel, colocada em locais estratégicos do concelho, prevendo-se que esta unidade aplique, em dois meses, 10.000 testes.





Esta testagem massiva à população, articulada com o Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Ocidental e Oeiras (ACES LOO), vai prosseguir e intensificar-se, devido à reabertura das escolas que faz aumentar os contactos sociais e, consequentemente, o risco de contágio.

Amanhã, dia 9 de abril, a Unidade Móvel Itinerante vai estar em Barcarena. Das 10 às 12 horas, no Centro de Saúde de Barcarena, das 13.30 às 15.30 horas, Bairro da Quinta da Politeira (Leceia) e das 16 às 18 horas, no Largo da Junta de Freguesia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here