UTENTES DE CAMARATE, UNHOS E APELAÇÃO PASSAM A SER SERVIDOS PELO SÃO JOSÉ

A partir do dia 1 de janeiro de 2024, os moradores na União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação vão deixar de ser servidos pelo Hospital Beatriz Ângelo (HBA). Desta forma, passam a ser atendidos no Hospital de São José, em Lisboa. A decisão surge na sequência da reorganização da prestação de cuidados de saúde. A Câmara Municipal de Loures e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Camarate já se manifestaram contra a situação.

A reorganização da prestação de cuidados de saúde, prevista no Decreto-Lei nº 102/2023, e que estabelece a criação das Unidades Locais de Saúde (ULS), determina que, a partir de 1 de janeiro de 2024, os moradores da União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação deixem de ser servidos pelo Hospital Beatriz Ângelo (HBA). Assim, estes moradores vão passar a ser atendidos no Hospital de São José, em Lisboa. Por isso, face a esta situação, a Câmara Municipal de Loures (CML) emitiu um comunicado, onde manifesta o seu desagrado com esta alteração.

De igual modo, lamenta ainda o “não envolvimento dos municípios na apreciação da proposta de criação das ULS, que permitirá às pessoas dos seus territórios o acesso ao Serviço Nacional de Saúde (SNS)”. Para o presidente da CML, Ricardo Leão, citado na mesma nota, “é inaceitável que a União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação deixe de ser servida pelo HBA como unidade geograficamente mais próxima”. O autarca lembra ainda, na mesma nota, que esta unidade hospitalar “ao longo dos últimos anos, foi agilizada e reforçada a rede de transportes”.

Câmara de Loures quer integração da freguesia na ULS Loures/Odivelas

Para já, a autarquia já pediu, ao Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, que integre as respetivas unidades de Camarate, Unhos e Apelação, na futura Unidade Local de Saúde Loures/Odivelas (Hospital Beatriz Ângelo). Atualmente, os moradores desta freguesia são atendidos no Centro de Saúde de Sacavém. Desta forma, com a nova organização, esta unidade passa a ser integrada no serviço do Hospital de São José, na nova Unidade Local de Saúde de São José.

Por sua vez, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Camarate (AHBVC) também emitiu um comunicado. Nesta nota, a corporação revela-se surpreendida “com tal decisão política, que não foi pensada para as situações de emergência”. Assim, prossegue a mesma nota, a AHBVC terá de deslocar as suas ambulâncias para o centro de Lisboa”.

Bombeiros de Camarate consideram que situação irá piorar o socorro à população

No entender da AHBVC, esta alteração obriga a realizar “um trajeto mais longo, mais demorado, sujeito às condicionantes de trânsito”. Desta forma, consideram ainda, estes motivos “poderão prejudicar o socorro nas localidades de Camarate, Unhos e Apelação”. Por fim, a associação garante fazer de tudo para ajudar a reverter esta situação, “que coloca indubitavelmente em causa a capacidade de socorro á população”. As Unidades de Saúde Locais integram os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), hospitais e centros hospitalares.

Com a nova reorganização, explica o Decreto-Lei, pretende-se simplificar “os processos, incrementando a articulação entre equipas de profissionais de saúde, aumentando a autonomia gestionária”. Igualmente, pretende-se, com as ULS, alcançar uma “maior eficiência na gestão dos recursos públicos”. Por outro lado, estas unidades pretendem ainda integrar a comunidade e os munícipios “no planeamento, organização e gestão do funcionamento da resposta”.


Quer comentar a notícia que leu?