VACINAÇÃO ANTI-COVID JÁ COMEÇOU EM OEIRAS

0

A vacinação contra a covid-19 da população do concelho de Oeiras começou hoje, no pavilhão Carlos Queiroz, em Carnaxide, com a disponibilização de 12 postos, prevendo-se que, até março, sejam vacinadas cerca de 10 mil pessoas. Esta semana, vão ser vacinadas 102 pessoas e vai iniciar-se a vacinação dos bombeiros do concelho.

O Centro de Vacinação de Oeiras, a funcionar no Pavilhão Carlos Queiroz, em Carnaxide, iniciou hoje a vacinação de idosos com 80 ou mais anos e de pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas e, também, dos bombeiros do concelho. Até março, deverão ser vacinados, nos 12 postos de vacinação montados no Pavilhão Carlos Queiroz, cerca de 10 mil habitantes do concelho de Oeiras.

Apesar de Oeiras ter recebido um número mínimo de vacinas, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, adianta que, até ao fim-de-semana, vão ser vacinadas 102 pessoas e vai iniciar-se também a vacinação dos elementos dos corpos de bombeiros, lembrando que todos os lares e os profissionais de saúde do concelho já se encontram imunizados.

O autarca, após ter realçado que este centro foi montado em oito dias e que a Câmara, assim as autoridades de saúde o queiram, pode montar mais postos de vacinação em todas as localidades do concelho, sublinhou que estes postos foram montados «na sequência do apoio solicitado pelas autoridades de saúde», disponibilizando ainda material e serviços, num investimento de 250 mil euros.

Entre os materiais e serviços disponibilizados pela autarquia estão 10 computadores (seis para os postos de vacinação e quatro para o pessoal médico e administrativo), mesas e secretárias, duas cadeiras de rodas, além de 80 cadeiras.

Isaltino Morais, que destacou ainda que foram ainda contratadas seis pessoas para orientação dos utentes e sete enfermeiros, referiu que a Câmara de Oeiras também irá garantir a permanência de uma ambulância no local, entre as 09:00 e as 18:30, refeições para o pessoal e a limpeza do local.





«A Câmara de Oeiras tem vindo a apoiar Serviço Nacional de Saúde desde a primeira hora, quer na oferta de equipamentos de proteção individual ou médico, quer com locais para funcionamento de instalações, bem como na contratação de recursos humanos, nomeadamente 16 enfermeiros para apoiar a vacinação nos lares e residências assistidas do concelho», refere o presidente da Câmara Municipal de Oeiras.

Por outro lado, Isaltino Morais adiantou que, para resolver o «problema da deslocação das pessoas ao centro de vacinação, a Câmara vai possibilitar transporte gratuito para todos os munícipes que dele necessitem, através do serviço de táxis do concelho e, também. por autocarros da autarquia, nomeadamente da rede COMBUS.

Os utentes, a serem contactados pelo Serviço Nacional de Saúde para agendamento da toma da vacina contra a Covid-19, podem beneficiar, gratuitamente, do serviço de táxis, contactando a Cooperativa Radio Táxis Alto da Barra, através do 214 239 600, ou a Multitáxis – Cooperativa De Rádio Táxis De Oeiras, 214 155 310.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here