VACINAÇÃO «COOL» EM LOURES E ODIVELAS

0

Dois dos centros de saúde com maior densidade populacional da Área Metropolitana de Lisboa, Loures e Odivelas, decidiram levar avante uma iniciativa “cool” para chamar a população mais jovem à vacinação. O vice-almirante Gouveia e Melo deslocou-se hoje ao centro de vacinação de Loures para ver como estava «a correr» a inoculação dos jovens.

O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo visitou, esta manhã, o Centro de Vacinação de Loures, no Pavilhão António Feliciano Bastos, que vai estar aberto entre as 9h00 de sábado e a 1h00 de domingo, para receber todos os jovens com idades entre os 16 e 17 anos que pretendam vacinar-se contra a covid-19.

Os jovens que ainda não realizaram o auto-agendamento para a vacina, podem dirigir-se ao centro de vacinação entre as 22h00 e a 1h00, horário em que vai estar a funcionar a modalidade “Casa Aberta”, tendo ainda a oportunidade de assistirem à atuação do DJ Puto Márcio, entre as 20 horas e a meia-noite.

A ideia partiu do Agrupamento de Centros de Saúde Loures e Odivelas (ACES), com o objetivo de levar os jovens a aderir à vacinação e a serem acompanhados num ambiente em que se sentissem mais enquadrados, «num ambiente que lhes mostrasse que aceitar a vacina é ser saudável, porque o ser saudável é já para muitos jovens um estilo de vida cool», explica António Alexandre, o diretor executivo do ACES, que aproveitou « este fim de semana de vacinação na modalidade Casa Aberta para os jovens para avançar com o projeto».

Assim, os dois centros de vacinação do ACES de Loures e Odivelas vão estar abertos das 09:00 até à 01:00 de domingo. E a partir das 22:00 passarão a receber todos os jovens que queiram ser vacinados, mesmo que não se tenham auto-agendado ou tenham sido chamados pelo sistema central. Os que aparecerem terão direito a animação. Em Loures, no Pavilhão António Feliciano Bastos, estará o DJ Puto Márcio, e, em Odivelas, no Pavilhão Multiusos estará o DJ Digar Govinde.

Desenvolvida em articulação com o ACES de Loures e Odivelas e os municípios de Loures e de Odivelas, esta iniciativa pretende aproximar os jovens da vacinação e contribuir para que o maior número possível de pessoas com 16 e 17 anos seja vacinado já este fim de semana.




Esta ideia levou o coordenador do Plano de Vacinação contra a covid-19, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, a visitar o Centro de Vacinação de Loures, juntamente com o diretor executivo do ACES de Loures e Odivelas, António Alexandre, e o vereador responsável pelo pelouro da Saúde na Câmara Municipal de Loures, Gonçalo Caroço.

Na ocasião, Gouveia e Melo reiterou o «forte sentimento de gratidão ao poder local, que nos deu uma ajuda incrível» e, dirigindo-se a um dos jovens presentes, reconheceu «o esforço para vir combater este vírus».

Durante o dia de hoje, foram vacinados no Centro de Vacinação de Loures cerca de 2500 jovens, de um total de 2090 já agendados. Desta forma, a autarquia de Loures lança o desafio: «Se tens 16 ou 17 anos, até à 1 hora aparece e vem vacinar-te!»

Quer comentar a notícia que leu?