VAI ACONTECER ESTA SEMANA EM LISBOA

Apesar de o tempo estar chuvoso, Lisboa é uma cidade que nunca pára e por isso, há sempre algo que pode fazer naquele tempo que sobra depois do trabalho. Esta semana, como é hábito, há sempre dezenas de iniciativas em que pode participar, sozinho ou acompanhado. Os destaques vão para as atividades dirigidas aos mais velhos, a propósito do Mês da Terceira Idade, mas também há coisas para os mais novos assistirem, desde concertos, exposições, palestras, entre outros.

Em Alvalade, a Livraria Barata recebe, esta segunda-feira, às 18h30, a iniciativa “Conversas que nos Transformam”, com entrada gratuita e que aborda os livros e objetos que transformaram a vida dos autores em destaque na exposição “Livros que nos Transformam”, patente até dia 10 de novembro na livraria. Já na quarta-feira, dia 26, o Parque de Jogos 1º de Maio – Inatel recebe, entre as 10h00 e as 12h00, uma caminhada destinada aos idosos, no âmbito do Mês do Idoso. A iniciativa tem entrada livre e aconselha-se que todos os participantes tragam uma garrafa de água.

No Areeiro, esta quarta-feira, dia 26, pelas 18h00, há Encontro de Poesia, na Livraria Barata – Lugar de Cultura, com o poeta convidado Celso Cordeiro, que aos 55 anos publicou o seu primeiro livro, com trabalhos realizados desde os 20 anos de idade. A iniciativa tem como anfitriã a poetisa Ana Maria Lopes e é gratuita, sujeita à lotação da sala, para maiores de 12 anos. Já na próxima sexta-feira, dia 28, decorre ainda o primeiro Concurso de Bolos, destinado a participantes com mais de 65 anos. As inscrições já terminaram, mas ainda pode ir provar e escolher o melhor bolo do Areeiro, no Auditório da Sede da Junta de Freguesia. Os três melhores ganham prémios.

Em Arroios, nos dias 26, 27 e 28 de outubro poderá fazer um rastreio à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica na Junta de Freguesia de Arroios, de forma gratuita. Já na próxima sexta-feira, dia 28, no âmbito do Mês Sénior, a Tuna da Academia Sénior de Arroios vai atuar, às 11h00, no Quartel Largo Cabeço de Bola.

Na freguesia de Carnide, a Boutique da Cultura vai exibir, no domingo, dia 30, às 11h30, a peça ‘Dumbo: Um dia Antes do Espetáculo’, destinado a crianças com mais de três anos. Os bilhetes custam 10 euros, sendo que haverá descontos para sócios da Boutique da Cultura e jovens a partir dos 12 anos, e podem ser comprados aqui: https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/113757-dumbo_o_dia_antes_do_espetaculo-espaco_boutique_da_cultura.

No mesmo dia, a Casa do Coreto vai promover a iniciativa ‘BeBeethoven’, uma peça de teatro para bebés e que aborda a obra do famoso compositor. As sessões decorrem às 11h00 e às 16h30, e os bilhetes custam oito euros (adulto) e seis euros (crianças). Contudo, pode comprar um bilhete duplo (criança + adulto) por 12 euros. É ainda necessário fazer uma reserva obrigatória de bilhete, através do email bilheteira@luacheia.pt ou os contactos 938018777 e 966046448.





Em Campo de Ourique, estão abertas as inscrições para o Passeio Sénior ao Santuário de Fátima, no dia 27 de novembro. Durante esta segunda e terça-feira, dias 24 e 25, poderá levantar a sua ficha de inscrição, e entregue-a preenchida entre os dias 26 e 28 de outubro. A taxa de inscrição custa 15 euros, e inclui, para além do passeio, um almoço, baile e lanche. A iniciativa é dirigida a todos os reformados, pensionistas e séniores a partir dos 60 anos recenseados na freguesia.

Na quarta-feira, dia 26 de outubro, o Espaço Cultural Cinema Europa recebe, às 18h30, a última sessão do Fórum Campo de Ourique 2030, com o tema “Participação e Serviços ao Cidadão”, com entrada livre. Já no domingo, dia 30, a Junta de Freguesia de Campo de Ourique vai promover um Passeio Cultural, até ao MAAT, em Belém, para ver a exposição ‘EXIST/RESIST: Obras de Didier Fiúza Faustino: 1995–2022’. Este passeio é dirigido exclusivamente a moradores na freguesia e deve ser marcado através do telefone 213 931 300.

Na Estrela, esta terça decorre o projeto de estimulação cognitiva ‘Onde é que anda a minha cabeça’, entre as 14h30 e as 16h30, na Biblioteca João Baptista Coelho, e destinado a maiores de 55 anos residentes na freguesia. A participação é gratuita, mas requer uma inscrição prévia através dos contactos 915 243 647 e 911 543 879.

Também para residentes na freguesia, na quinta-feira, dia 27, haverá uma sessão sobre a doença de Parkinson, na mesma biblioteca, das 10h30 às 11h30. A iniciativa é realizada pelos Médicos do Mundo. Pode realizar a sua inscrição através da linha do SOS Estrela 915243647 ou 911543879, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00.

Na Biblioteca Maria Keil, na freguesia do Lumiar, haverá, na sexta-feira, dia 28 de outubro, às 11h00, uma conversa com a Autora Isabel Ricardo, reconhecida autora de literatura infantil e juvenil. Já na freguesia de Marvila, a semana será dedicada à saúde, com diversas palestras sobre saúde mental, exercício físico, entre outros. A iniciativa decorre até à próxima sexta-feira, dia 28, na Junta de Freguesia de Marvila, com transmissão online nas redes sociais da freguesia.

A Junta de Freguesia de São Vicente está a organizar o ‘Magusto Fora de Portas 2022’, no dia 12 de novembro, com um passeio surpresa e um almoço convívio. As inscrições estão limitadas às vagas existentes e decorrem de 24 outubro a 4 de novembro, nas instalações da junta, com um custo de 12,50€ por participante. No entanto, a participação na iniciativa está destinada apenas a residentes recenseados na freguesia, com idade a partir dos 55 anos.

Ainda na mesma freguesia, está em exibição da peça ‘Hansel e Gretel’, no Centro de Artes de Lisboa. A peça inspira-se no conto popular, do mesmo nome, criado pelos irmãos Grimm e estará em cena até ao dia 30 de outubro, e está marcada para as 21h30 (terça a sábado); e às 17h00 (aos domingos). Os bilhetes custam entre oito e 10 euros e devem ser reservados através do email reservas@primeiros-sintomas.com.

Na freguesia da Ajuda, está patente, até dia 11 de novembro, no Mercado da Ajuda, uma exposição sobre o mês da prevenção dos maus-tratos na infância. Esta mostra tem entrada gratuita e pode ser vista entre as 10h30 e as 11h30, de terça a sexta-feira. Já em Santa Maria Maior, poderá ver, de segunda-feira a sábado, e até ao dia 5 de novembro, a exposição ‘Holy’, na Galeria Santa Maria Maior, entre as 15h00 e as 20h00. ‘Holy’ é da autoria de Donna Ferrato e esta mostra integra a programação do 4º Imago Lisboa Photo Festival, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa, em parceria renovada com a Junta de Freguesia.

Em Belém, até domingo, dia 30, pode ver a exposição dedicada a Maria de Lourdes Pintassilgo, no Museu da Presidência da República. Maria de Lourdes Pintasilgo foi a primeira e única portuguesa a exercer o cargo de primeira-ministra e a primeira a candidatar-se às eleições presidenciais, em Portugal, em 1986.  A entrada é grátis mediante aquisição de bilhete para o museu, no valor de 2,5 euros (1,5 euros para estudantes, séniores, professores e grupos com mais de 10 pessoas). O Museu da Presidência da República funciona de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e aos fins de semana, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

De notar ainda que este museu, à semelhança de outros em Lisboa, tem entrada gratuita aos domingos de manhã para o público em geral. No caso de funcionários da Presidência da República, familiares de antigos Presidentes da República, desempregados, antigos combatentes e respetivos viúvos, entre outros, beneficiam também de entrada gratuita, em qualquer dia da semana.

Na freguesia da Misericórdia, no Teatro São Luiz, o cantor Agir vai apresentar o seu disco mais recente, ‘Cantar Carneiros’. O concerto está marcado para as 20h00, na Sala Luís Miguel Cintra, e os bilhetes custam entre 11 a 22 euros. Pode comprar os seus bilhetes aqui: https://teatrosaoluiz.byblueticket.pt/Evento?IdEvento=7159.

Na Penha de França, haverá uma conversa sobre a obra ‘O Remorso de Baltasar Serapião’, de Valter Hugo Mãe, na Biblioteca Municipal, esta quarta-feira, dia 26, às 17h30. A entrada é gratuita mediante a inscrição prévia para bib.pfranca@cm-lisboa.pt ou o contacto 218 172 410.

Já nas Avenidas Novas, os cinemas do Centro Comercial El Corte Inglês apresentam, na próxima quinta-feira, dia 27 de outubro, o documentário de Ana Sofia Fonseca sobre a cantora Cesária Évora. Para além desta sessão, o trabalho será exibido, até dia 6 de novembro, em diversas salas da cidade, entre as quais o Cinema Ideal, o Cinema Nimas e o Cinema City Alvalade. A primeira sessão será apresentada por Ana Sofia Fonseca, a neta de Cesária Évora, Janete Évora, e por Eduardo Évora, filho da artista.

Na sexta-feira, dia 28, a Biblioteca de Alcântara recebe, às 18h00, uma conversa sobre o livro ‘Breve História do Bloco de Esquerda’, de Elsa Costa e Silva e Mariana Lameiras. Esta iniciativa decorre no âmbito do ciclo de conversas ‘Passado, Presente e Futuro dos Partidos Políticos em Portugal’, e que pretende debater a problemática da representação política no país.

A sessão tem entrada livre, sujeita à lotação do espaço, e conta como convidado o dirigente do Bloco, João Moniz. A sessão decorrerá presencialmente na biblioteca e também será transmitida online, através do canal Youtube das BLX.

Nos Olivais, sábado, dia 29, há Feira da Bagageira, junto à Quinta Pedagógica, entre as 10h00 e as 17h00. Aqui, poderá encontrar artigos em segunda mão, velharias, reciclados, entre outros. A iniciativa repete-se no dia seguinte, dia 30, domingo, na freguesia de Benfica, junto ao Fonte Nova.

Para se inscrever como vendedor, terá que se inscrever através deste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd6MevSLWSTo_7-82U7jJxq2Od-laq5QWIQFTVdut6pugTx5w/viewform. Para mais informações, deverá enviar email para feiradabagageira@gmail.com.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quer comentar a notícia que leu?