Valorizar património preserva legado histórico de Carnaxide e Queijas

A União de Freguesias de Carnaxide e Queijas está a valorizar o seu património por considerar que é, segundo se depreende das afirmações de Inigo Pereira, “importante que o façamos preservando tudo aquilo que a história nos legou”. Por isso, a aposta nas visitas guiadas ao Aqueduto de Carnaxide e a reabilitação da Casa D. Miguel, em Carnaxide.

Considerada uma das mais importantes Obras Pombalinas existentes no Concelho de Oeiras, o Aqueduto de Carnaxide inclui a Nascente, a Mina e a Mãe de Água, três Clarabóias e um Chafariz Pombalino localizado no centro histórico da vila, já está “disponível” para visitas guiadas.

Este é a manchete principal da edição impressa de Olhares de Carnaxide e Queijas, já disponível para download. Segundo anunciamos, nos dias 27 de julho, 31 de agosto e 28 de setembro é possível visitar e conhecer a história do aqueduto de Carnaxide, um monumento de interesse público, que constitui um marco na paisagem histórica da serra de Carnaxide.

A caminhada tem início junto ao chafariz, na Rua 5 de Outubro, seguindo-se a entrada na mina para se percorrer o sistema subterrâneo, com cerca de 1km de comprimento, até à mãe-de-água, em plena serra de Carnaxide. Num percurso inverso, pelo exterior, podem ver-se as três claraboias que surgem no meio urbano e a visita termina de novo junto ao chafariz.

Requalificação da Casa D. Miguel

Ainda em termos patrimoniais damos à estampa as obras de requalificação dos anexos da Casa D. Miguel, em Queijas, também conhecida por Vila Cacilda, é uma casa do século XVIII  e que, segundo a tradição, era utilizada por D. Miguel quando ia a Queijas para caçadas.

O edifício tem dois pisos, no inferior, que possivelmente seria uma antiga capela, existem painéis de azulejos azuis e brancos, de cerca de 1740, com cenas do Cântico dos Cânticos. No piso superior, alguns dos compartimentos também têm azulejos com paisagens e cenas galantes.

Isaltino Morais, que está empenhado na recuperação total da Vila Cacilda, inaugurou, recentemente, as obras de recuperação dos anexos da Casa Dom Miguel, que servem agora para alojar as inquilinas da casa principal que também será reabilitada.

Isaltino que, entretanto, realizou visitas de trabalho a Carnaxide e Queijas para observar as obras em andamento, ouvir e compreender as preocupações dos munícipes e promover a proximidade à comunidade.

Cidades de futuro

Nesta edição também realçamos a realização da 5ª conferência ‘Cidades & Logística’, promovida pela APLOG (Associação Portuguesa de Logística), que se realizou no Auditório Municipal Ruy de Carvalho em Carnaxide. Este evento reuniu representantes da indústria, entidades públicas e especialistas para discutir soluções inovadoras que possam influenciar o futuro das cidades e da logística.

Como é óbvio, não poderíamos “esquecer” o satélite português que “partiu” de Oeiras. Um sonho, que começou em 2017, com trabalho totalmente desenvolvido por estudantes e professores do IST, e que se tornou uma realidade 7 anos depois: o nanostélite ISTSat-1 já está no espaço, a bordo do Ariane 6. A partida foi acompanhada pelas comunidades científica e estudantil a partir do Taguspark, onde foi assinado um protocolo de criação do Oeiras Valley Space HUb.

Óptica Portuguesa dá vaucher de 75 euros

Nascida da experiência de profissionais que, há vários anos, trabalham no mercado dos produtos ópticos, a Óptica Portuguesa vai abrir uma loja, no dia 27 de julho (sábado), na Av. Portugal, Centro Comercial Solátia, Loja 10.

A edição impressa de Olhares de Carnaxide e Queijas, que agora chega as suas mãos, “aparece” com uma capa publicitária que lhe dá acesso a um vaucher, no valor de 75 euros em compras superiores a 125 euros, que pode ser utilizado na aquisição de óculos graduados brancos ou de sol, com a apresentação do jornal de Olhares de Carnaxide e Queijas.

Descarregue e leia a edição impressa Olhares de Carnaxide e Queijas nº 21 no seu computador ou equipamento móvel

Quer comentar a notícia que leu?