VEM AÍ A ASSEMBLEIA MUNICIPAL JOVEM DE LOURES 2022/2023

A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Loures vão lançar o projeto Assembleia Municipal Jovem de Loures 2022/2023, cujas normas foram aprovadas na passada quinta-feira, dia 15 de setembro, em reunião extraordinária da Assembleia Municipal.

Segundo este órgão autárquico, o projeto “Assembleia Municipal Jovem de Loures” (AMJL), será desenvolvido pela Assembleia e Câmara Municipal de Loures e ainda com os estabelecimentos de ensino do concelho, públicos e privados. O objetivo desta iniciativa é incentivar os jovens residentes em Loures a participar ativamente na vida política e comunitária do município.

Desta forma, será incentivado o interesse dos jovens pela participação cívica e política, sublinhando a importância dos seus contributos para a resolução de questões que afetam o seu presente e o seu futuro individual e coletivo, fazendo chegar as suas propostas junto dos órgãos municipais.

Ao mesmo tempo, pretende-se ainda dar a conhecer o significado do cargo de Deputado Municipal e como funciona uma Assembleia Municipal e o processo de decisão da mesma, como órgão deliberativo e representativo de todos os munícipes, mas também o funcionamento e estrutura dos restantes órgãos autárquicos.

A Assembleia Municipal Jovem de Loures quer ainda envolver, de forma ativa, a comunidade escolar, incentivando as suas capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância, do respeito e solidariedade. O projeto vai arrancar pela primeira vez no ano letivo de 2022/2023, e irá contar com a participação de 85 alunos, do 3º ciclo e do ensino secundário, de todos os Agrupamentos de Escolas do concelho de Loures.

No final, serão selecionados cinco alunos de cada agrupamento ou escola, no caso dos estabelecimentos não agrupados. O objetivo é ainda fazer com que as propostas sugeridas por estes jovens possam ser contempladas nas políticas dos Executivos Municipais de Loures.





Quer comentar a notícia que leu?