VINHO ‘VILLA OEIRAS’ GANHA MAIS DOIS PRÉMIOS

0

Uma semana depois de ter criado um site especializado sobre vinhos, a Câmara de Oeiras anunciou que os vinhos ‘Villa Oeiras Colheita 2009’  e o ‘Villa Oeiras Blend 7 Anos’ foram galardoados pelo Concurso Escolha da Imprensa, que teve 678 vinhos concorrentes, nas categorias de espumantes, brancos, rosés, tintos e fortificados.

De um vasto número de vinhos produzidos em Portugal, o vinho ‘Villa Oeiras Colheita 2009’ foi distinguido com o “Grande Prémio – A Escolha de Imprensa 2020”, atribuído ex-aequo aos três melhores vinhos fortificados a concurso, tendo ainda o ‘Villa Oeiras Blend 7 Anos’ recebido o “Prémio Escolha de Imprensa 2020”, atribuído ex-aequo aos 18 vinhos mais bem classificados. Organizado pela Grandes Escolhas, o Concurso Escolha da Imprensa é um evento no qual uma publicação especializada, convida profissionais de vários órgãos de comunicação social para provarem os vinhos que se produzem em Portugal.

Devido à situação pandémica e consequente impossibilidade de reunir o júri em condições de segurança sanitária, o concurso foi consecutivamente adiado, tendo-se realizado finalmente nos dias 23, 24 e 25 de março. Perante um júri formado por 32 elementos, que reuniu personalidades do jornalismo, bloggers especializados e líderes de opinião, estiveram a concurso 678 vinhos nas categorias de Espumantes, Brancos, Rosés, Tintos e Fortificados. O Villa Oeiras está entre os três melhores vinhos na categoria de Fortificados.

«Um orgulho e um incentivo extra para o Município de Oeiras, enquanto produtor do ‘Villa Oeiras’, para continuar a trabalhar num vinho reconhecido nacional e internacionalmente por conhecedores de vinhos», salienta um comunicado emitido pela autarquia, que revela ainda que que este prémio «acresce aos vários prémios e distinções alcançados nos últimos anos que corroboram aquilo que mais identifica o ‘Villa Oeiras’ – a qualidade de excelência».

Foi em 1988, sob a presidência de Isaltino Morais, que a Câmara Municipal de Oeiras assinou um protocolo de colaboração com a Estação Agronómica Nacional, renovado em 1997, para recuperação da vinha e produção de vinho, sendo a única Autarquia do país a produzir vinho que hoje é reconhecido e respeitado nacional e internacionalmente pelos especialistas.

Com um vasto leque de prémios ao longo dos últimos anos, o Villa Oeiras foi reconhecido em 2020 como “Produtor do Ano de Vinhos Fortificados” e também “Altamente Recomendado”, pela revista de vinhos “Essência”.




Mais prémios do Villa Oeiras

Escolha da Imprensa 2019 – Categoria Vinhos Fortificados

Selecione Del Sindaco 2018 – Ouro e Prata

Revista Paixão pelo Vinho 2017 – Prémio Prestígio

Associação de Escanções Portugal 2016 – Tambuladeira Prata

Portugal Wine Trophy 2016 – Ouro

International Wine & Spirit Competition 2014 – Prata

Concours Mondial de Bruxelless 2013 – Prata

International Wine Challange 2013 – Prata

Concurso de Vinhos de Lisboa 2012 – Ouro

Selecione Del Sindaco 2012 – Grande Medalha de Ouro

Confraria dos Enófilos da Estremadura 2011 – Prata

Câmara cria site sobre vinhos

Por outro lado, a Câmara de Oeiras tem disponível, a cerca de uma semana, um novo portal dedicado ao Vinho de Carcavelos Villa Oeiras.

Através de https://www.villaoeiras.com/, será possível conhecer a história deste valioso património gastronómico do Município de Oeiras, do Projeto da Vinha e do Vinho Villa Oeiras e da Região Demarcada de Carcavelos, o Terroir dos vinhos de Carcavelos, Enoturismo, sugestões de harmonizações do Villa Oeiras pelo Sommelier Rodolfo Tristão (Restaurante Belcanto) e ainda dispõe de loja online e da possibilidade de marcar visitas guiadas à vinha e adegas, com provas de vinho.

 

Quer comentar a notícia que leu?