VOLTOU O CONCURSO DOS TRONOS DE SANTO ANTÓNIO

0
Concurso-Tronos-de-Santo-António.-Trono-de-Carlos-Alberto-Costa-e-Artur-Manuel-Pinto-Armando-Serôdio-1955-Arquivo-Municipal-de-Lisboa

Em tempos de desconfinamento nada melhor que retomar-se as tradições e hábitos dos lisboetas. E, foi isso mesmo que a EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, E.M. pensou e decidiu lançar, a nível nacional, o concurso dos Tronos de Santo António.

Este ano, o concurso dos Tronos de Santo António, uma tradição alfacinha que todos os anos se repete, vai realizar-se em moldes diferentes e a nível nacional. Até 2 de junho, às 18 horas, todos os concorrentes podem submeter a sua proposta à EGEAC.

A EGEAC, através do Museu de Lisboa – Santo António e da Programação em Espaço Público, decidiu manter a tradição dos Tronos de Santo António, adaptando a sexta edição às restrições provocadas pelo atual contexto da pandemia COVID-19, lançando um desafio é diferente: «o convite estende-se a Portugal inteiro e não só aos lisboetas como tem sido habitual, e assume forma de concurso e exposição digital, em vez da tradicional exposição de rua».

Outra novidade é a atribuição de um prémio monetário, no valor de 500 euros, aos três tronos vencedores do concurso. O desafio é usar materiais reciclados e muita imaginação.

A originalidade e a criatividade na utilização dos diferentes materiais são os dois aspetos mais valorizados pelo júri.

Contudo, uma coisa mantém-se igual: a imagem de Santo António tem obrigatoriamente de ser colocada no topo de cada trono, sendo a participação aberta a todos: crianças e adultos, indivíduos e coletividades, alfacinhas de gema ou adotados, religiosos devotos ou fervorosos descrentes.





Para participar, só tem de preencher a ficha de inscrição (disponível no site do Museu de Lisboa), e enviar fotografia do seu trono (com ou sem o respetivo autor junto do Trono) e declaração de autorização de uso da imagem neste âmbito. Veja aqui as condições de participação.

A 13 de junho, dia de Santo António, os tronos e os vencedores estarão patentes na exposição online que será inaugurada nas plataformas digitais do Museu de Lisboa, Cultura na Rua e EGEAC.

Escreva aqui o seu comentário...