Blaya, Camané, Salvador Sobral, Ivo Canelas, Ana Malhoa, Diogo Batáguas, Cuca Roseta e José Cid são alguns dos artistas que vão atuar nas Festa de Almada 2019, que vão decorrer durante todo o mês de junho.Durante o mês de junho, Almada está em festa, com vários eventos gratuitos que irão percorrer as ruas das cinco freguesias do concelho. O programa incluí concertos, teatro, stand-up, cinema, arraiais e o tradicional desfile das marchas populares.
Para Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, «este ano, o nosso propósito é que todo o concelho de Almada esteja em festa. Queremos envolver todas as pessoas, de todas as freguesias, e para isso delineámos esta programação para todos os gostos, que irá permitir um mês inteiro de animação nas ruas do nosso concelho».
Com início hoje, 1 de junho, as Festas de Almada 2019 arrancam com um concerto de Blaya, no Monte de Caparica. Depois de um percurso impressionante com os Buraka Som Sistema, Blaya lançou o seu novo projeto musical e vem a Almada por todos a dançar com o seu primeiro single Faz Gostoso que a tornou a primeira mulher portuguesa a atingir o número um no Spotify das músicas mais tocadas, em Portugal.
No dia 7 de junho, a sugestão é assistir, no Mercado das Torcatas, a um espetáculo onde Ivo Canelas quebra fronteiras e cruza o teatro imersivo com o storytelling, abordando alguns dos temas mais sensíveis da nossa existência.
Salvador Sobral é o senhor que se segue. Dia 9 de junho, na Academia Almadense, o vencedor da Eurovisão vai pela primeira vez a Almada apresentar o seu segundo álbum de originais Paris, Lisboa. Espera-se um concerto livre e diferente porque, nas palavras do próprio, «nenhum concerto é igual».
O Mercado das Torcatas, em Almada, irá receber, no dia 14 de junho, um dos nomes incontornáveis da música portuguesa, Camané. Indiscutivelmente conhecido como “voz” do fado, Camané irá subir a palco para um concerto intimista, dando corpo à sua rara sensibilidade musical.
No dia 15 de junho, sábado, a temperatura vai subir, na Charneca de Caparica. Tá Turbinada, Encaixa Baby Encaixa ou Ampulheta são apenas alguns dos singles que fizeram de Ana Malhoa um êxito e comprovaram que esta artista camaleónica sabe dar um espetáculo como ninguém.
Depois de ter lotado o Campo Pequeno, em abril, Djodje vai à Praça da Portela, no Laranjeiro, no dia 21 de junho, sexta-feira. Consigo leva o seu novo álbum Newbon, composto por músicas de vários estilos musicais como a Kizomba, Zouk, Funaná, Afro Beat, entre outros.
No dia 22 de junho, os Turb” Ó Baile serão os reis da festa. Com um espetáculo que homenageia o que melhor se faz em Portugal, dentro da música popular ligeira, a promessa é que todos os que se juntarem em Cacilhas terão uma noite memorável. Além de muita música pimba e surpresas por desvendar, vai haver bar «aberto de tremoços», campeonatos de matraquilhos, sueca e setas e enchidos e vinho a acompanhar, além da presença de vários convidados especiais.
12 marchas em desfile
Na noite de São João, as Marchas Populares sairão à rua.
O tradicional desfile contará com a presença de 12 marchas: Marcha das Ruas do Bairro, Marcha Capa Rica, Ma rcha Al-Madan, Marcha da Rua 15, Marcha da Charneca, Marcha do Pragal, Marcha do Centro Comunitário PIA II, Marcha Popular da Costa da Caparica, Marcha da Trafaria, Marcha do Beira Mar de Almada, Marcha SFUAP – Cova da Piedade e Marcha Popular da Lifeshaker. A noite será encerrada com um magnífico fogo de artifício.
Para aqueles que apreciam um bom espetáculo de stand-up comedy, a presença de Diogo Batáguas no Mercado das Torcatas, no dia 28 de junho, é obrigatória. Sem amarras, sem limites, sem constrangimentos, nem temas tabus, este é um evento que promete muitas gargalhadas.
Com uma emoção transcendente no seu canto e uma alma intensa que não tem barreiras, Cuca Roseta apresenta-se, no dia 29 de junho, na Trafaria, para comprovar porque é uma das vozes mais marcantes do fado da atualidade. Mais um concerto imperdível que promete encher as ruas.
Para encerrar as Festas de Almada, no dia 30, nada melhor que um dos nomes mais incontornáveis da música portuguesa: José Cid. Um dos artistas mais acarinhados por todas as gerações, José Cid traz à Costa da Caparica um espetáculo de voz e piano, onde reúne os seus grandes êxitos de uma carreira com mais de 50 anos.
Cinema e desporto
No entanto, as Festas de Almada irão trazer mais do que música e teatro. Nos dias 10 e 24 de junho, o Estacionamento Centro Sul, na Cova da Piedade, será o local obrigatório para os amantes de cinema. Grease e A Ressaca foram os filmes escolhidos para serem projetados num Drive-In, recuperando, assim, uma tradição que proporcionará uma experiência diferenciadora.
Para os amantes de desporto, a 15 e 16 de junho, os antigos estaleiros da Lisnave, em Cacilhas, recebem a 2.ª edição da Almada Extreme Sprint. As emoções e a competição automóvel estão de volta com um traçado mais desafiante, estando previstas três competições, incluindo uma Corrida de Campeões.
De 11 a 26 de junho, está também de volta o XXVIII Concurso de Montras. O Concurso de Montras do Concelho de Almada tem como objetivo estimular o comércio local através da originalidade, criatividade e envolvimento do público. Todos poderão votar na sua montra preferida na página de facebook da Câmara Municipal de Almada.
Um Lugar ao Sol. É este o nome e a promessa da nova competição de novas bandas. Todas as sextas-feiras e sábados de junho, o Museu da Cidade receber a apresentação das bandas que lutaram pelo grande prémio: fazer parte do Festival “O Sol da Caparica”.
Mais detalhes das Festas de Almada 2019