Partilhar uma cerveja com um amigo ao fim de uma corrida de 10 Km ou de uma caminhada de 5 Km é o «espírito “da primeira “Beer Runners” em Portugal, organizada pelos Cervejeiros de Portugal e a ocorrer a 3 de novembro.
Os Cervejeiros de Portugal vão organizar a primeira “Beer Runners” em Portugal, no próximo dia 3 de novembro. A iniciativa, com partida às 10h00 da Praça do Império, em Belém, vai juntar dois aspetos relevantes da cultura portuguesa: a atividade física e o ato social de partilhar uma cerveja.
A prova, de nível fácil, contempla uma corrida de 10km e uma caminhada de 5Km, e destina-se a todos: atletas profissionais, amadores, corredores experientes, iniciados e praticantes de caminhada.
«Esta corrida visa, acima de tudo, fomentar a prática de exercício físico e conciliá-la com a tradição de partilhar uma cerveja com amigos. Queremos celebrar a amizade e a cerveja, ao mesmo tempo que promovemos o consumo moderado de uma bebida com baixo teor alcoólico e incentivamos todos a adotarem um estilo de vida ativo e saudável», sublinha o secretário-geral dos Cervejeiros de Portugal, Francisco Gírio.
O movimento “Beer Runners” surgiu, em 2007, quando um grupo de corredores de Filadélfia, inspirado por um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Granada, que atestava a relação benéfica entre a prática desportiva e o consumo moderado de cerveja, começou a organizar corridas uma vez por semana, que terminavam sempre com a partilha de cerveja.
«A cerveja contém vitaminas do complexo B, sódio, magnésio, uma elevada presença de antioxidantes e um alto teor de água que fazem desta bebida, sobretudo a versão sem álcool, uma excelente aliada na recuperação após a prática de exercício físico. Consumida com moderação, a cerveja é um ótimo complemento da água na reidratação do organismo, que é fundamental para assegurar que os resultados da atividade física são satisfatórios», explica a nutricionista Natália Cavaleiro Costa, consultora dos Cervejeiros de Portugal, que estará presente na sessão de aquecimento e no recinto da prova para esclarecer eventuais questões relacionadas com este tema.
No final da “Beer Runners” estão agendadas duas sessões de alongamentos e a cerimónia de pódio. Todos os participantes que cruzarem a meta terão oportunidade de degustar uma cerveja e cerveja sem álcool, acompanhada de tremoços e frutos secos, para repor os níveis de hidratação e de sódio.
«De salientar que a cerveja é das poucas categorias que oferece uma versão sem álcool, para quem quer continuar a desfrutar da desta bebida e das suas propriedades em alturas em que não podem ou não devem ingerir bebidas com álcool», refere Francisco Gírio.
A primeira “Beer Runners” oficial aconteceu em 2012, em Espanha, promovida pelos Cerveceros de España. Hoje, esta comunidade de apaixonados pela atividade e pela cerveja conta com mais de 28 mil membros, repartidos por 78 grupos locais, que se organizam regularmente para correr e partilhar uma cerveja, sempre de forma moderada. O movimento está também a crescer na Dinamarca, em Edimburgo, em Nova Iorque e Chicago.
Atualização | Algumas fotos da 1ª Beer Runners | 03.11.2019, 9h30 | Praça do Império, Belém
[Best_Wordpress_Gallery id=”157″ gal_title=”1ª Beer Runners | 03.11.2019, 9h30 | Praça do Império, Belém”]