A Auchan Retail Portugal abriu ontem um novo supermercado no País, precisamente em Paço de Arcos, próximo ao centro comercial Oeiras Parque. Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras, congratulou-se com mais este investimento no concelho.
Isaltino Morais, que referiu que os oeirenses são pessoas exigentes, sublinhou: «uma empresa como esta, a juntar às mais de 20 mil existentes, permitem uma maior oferta de emprego, principalmente em termos de trabalhadores indiferenciados».
Segundo revelou o autarca, o concelho «tem uma das mais baixas taxas de desemprego e, inclusivamente, existem carências em alguns setores», nomeadamente em termos de engenheiros informáticos. «Neste momento – realçou – existem cerca de 12 mil vagas para técnicos e quadros nas diferentes empresas do concelho». Provavelmente, sugeriu, vamos «importar» quadros para colmatar essa carência.
Representando um investimento de 16 milhões de euros e empregando 260 pessoas, maioritariamente residentes em Oeiras, este hipermercado pretende «liderar um movimento do Bom». Ou seja, querem ser bons nos produtos que «colocam no mercado»; serem «bons no atendimento» e, essencialmente, «serem bons nos preços», apostando numa «maior oferta dos produtos locais.
Sede da Auchan vai para Oeiras
Na cerimónia oficial de inauguração deste espaço, que contou com a presença do presidente e vice-presidente da Câmara de Oeiras, respetivamente Isaltino Morais e Francisco Gonçalves, o diretor geral da Auchan, Pedro Cid, revelou que a sede da Auchan, em Portugal, está a ser construída em Paço de Arcos, nas traseiras do novo hipermercado.
Do ponto de vista de Pedro Cid, a Auchan pretende ser uma empresa que contribua para a melhoria da qualidade de vida e económica do concelho de Oeiras. «Não queremos ser mais uma das 24 mil empresas que existem em Oeiras, queremos ser uma empresa que traga mais valias importantes para o concelho e para as pessoas», afirmou.
Na perspetiva dos responsáveis da Auchan, este formato de hipermercados não tem sido uma aposta das cadeias de retalho, que têm vindo a investir em cadeias de proximidade. Mas, o grupo Auchan está a contrariar essa tendência, com a abertura de um hiper na Grande Lisboa. «O objetivo passa por continuar a abrir lojas MyAuchan, o formato de ultraproximidade, um conceito diferenciador de lojas de bairro nos grandes centros urbanos, onde conseguimos maior proximidade com os consumidores e garantimos uma oferta alargada, qualidade, variedade e baixo preço. São lojas entre os 200 e 500m² onde aplicamos os mesmos compromissos da marca Jumbo», referem.