HOSPITAL DE ALMADA REABRE URGÊNCIA PEDIÁTRICA

A previsível reabertura da Urgência Pediátrica do Hospital Garcia de Orta foi o único ponto debatido hoje, 18 de dezembro, entre a presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês Medeiros, e a ministra da Saúde, Marta Temido. A presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, que reuniu hoje à tarde com a ministra da Saúde, Marta Temido, revelou que está prevista a reabertura das urgências noturnas do Hospital Garcia de Orta. Na reunião estiveram ainda presentes o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales, o presidente do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta (HGO), Luís Amaro, o diretor clínico do HGO, Nuno Marques, o presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP, Luís Pisco, bem como o Presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica, Luís Meira.

A reunião desta tarde teve como objetivo o acompanhamento da situação do encerramento noturno do serviço de urgências pediátricas do HGO e, segundo um comunicado da edilidade, ficou garantido «que está prevista a reabertura das urgências noturnas». Até porque já foram contratados dois novos pediatras – tendo um já iniciado funções e um outro que entrará ao serviço a 6 de janeiro.

Na próxima sexta-feira, dia 20 de dezembro, será publicado um aviso de abertura de procedimento concursal com vista ao preenchimento de cinco vagas de pediatria no HGO. A administração do HGO deixou, também, a garantia de que irá realizar todos os esforços no sentido de uma procura ativa no que concerne ao preenchimento destas vagas.

Por seu turno, a edilidade irá continuar a acompanhar de forma muito atenta o desenrolar desta temática, tendo ficado agendada, para janeiro, uma nova reunião de ponto de situação. Para a CMA é urgente retomar o normal funcionamento do HGO com a reabertura da urgência noturna do serviço pediátrico, pelo que continuaremos a insistir para que a normalidade seja reposta o mais breve possível.

Quer comentar a notícia que leu?