No dia do Nascimento do rei D. Dinis, 9 de outubro, vai realizar-se o I Congresso em Odivelas sobre o rei Lavrador, organizado pelo Senado de Odivelas
Numa cerimónia de homenagem ao rei que criou a primeira universidade portuguesa, realizada domingo, frente ao Mosteiro de D. Dinis, em Odivelas, foi revelado que no dia do aniversário do rei trovador vai realizar-se um congresso generalista sobre este monarca que marcou a história de Portugal.
José Barão das Neves, presidente da Associação, salientou, no decorrer da homenagem a D. Dinis, no domingo, que a associação funciona como uma entidade de pressão sobre os órgãos de poder (autarquia e Governo Central), apresentando projetos que contribuam para o desenvolvimento do concelho», afirma Barão das Neves. A título exemplificativo recorda: «apresentamos, em colaboração com as três associações humanitárias, um projeto em relação aos bombeiros do concelho. Apresentamos também um documento sobre o Metropolitano de Odivelas».
Segundo Barão das Neves, esta associação nasceu «para refletir sobre as necessidades da comunidade Odivelense, pautando a sua atividade pelo incremento do espírito cívico, designadamente, promoção de ações de sensibilização pública visando o incremento da qualidade de vida no Concelho, realização de atividades cívicas, lúdicas, culturais, desportivas ou de natureza social que tenham por objetivo o bem-estar da população».
O prémio D. Dinis pretende reconhecer a excelência e homenagear aqueles que se dedicam e que promovem o bom nome do concelho na vertente académica, sendo o melhor aluno premiado com 500€ como reconhecimento do esforço efetuado.