Os transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito das medidas adicionais de contingência nos autocarros, adaptaram os seus horários para o período de verão.
Garantir a salvaguarda do distanciamento social aconselhável entre passageiros e pessoal tripulante do autocarros, esteve na origem da alteração dos horários dos autocarros na Área Metropolitana de Lisboa (AML) que, a partir de hoje, adaptaram os seus horários para o período de verão.
Segundo a AML, existe uma «necessidade de permanente reavaliação das medidas de contingência, em função da adoção de novas formas de combate ao novo coronavírus». Por isso, e tendo em vista a indispensável continuidade na prestação dos serviços de transporte de passageiros, a AML decidiu proceder a ajustes de oferta, para assegurar a reserva de motoristas para necessidades futuras do serviço público de transportes.
Assim, as «autoridades de transportes do serviço de transporte rodoviário de passageiros da Área Metropolitana – Área Metropolitana de Lisboa, Câmara Municipal do Barreiro, Câmara Municipal de Cascais e Câmara Municipal de Lisboa – autorizaram, por isso, que os serviços públicos de transporte rodoviário de passageiros possam, a partir desta data, adaptar os seus horários para o período de verão ou, caso tal não exista, o de agosto».
Estas medidas terão, no entanto, de contemplar a necessidade de a «oferta poder ter de ser ajustada à procura que vier a verificar-se em cada momento, em áreas, horários e serviços específicos e deverão, ainda, garantir uma resposta aos horários, iniciais e finais, e respetivos períodos laborais».
Desta forma, a Área Metropolitana de Lisboa pretende «garantir a salvaguarda do distanciamento social aconselhável entre passageiros, e entre estes e o pessoal tripulante, nos diversos serviços realizados».
Informação adicional | Carris
Encerramento de postos de atendimento
A partir de hoje, 19 de Março, as lojas e quiosques da transportadora municipal (Carris) estão encerradas por tempo indeterminado.
Durante este período, a empresa disponibiliza um serviço presencial em loja, mediante pré-agendamento.
Este serviço pode ser solicitado através de e-mail: vendas@carris.pt ou telefone: ( 351) 213 613 000. Deverá indicar o assunto e uma sugestão da data e hora que lhe for conveniente. Depois de avaliada a necessidade, as alternativas existentes e a urgência dos pedidos, será devolvido uma proposta de agendamento com indicação da hora e local.
Os horários de Verão podem ser consultados no site da CARRIS e em todas as paragens.