Fernando Medina e a vereadora da Habitação, Paula Marques, entregaram hoje, no Parque das Nações, a chave de uma casa adaptada a famílias com mobilidade condicionada.
Uma família, cujo filho, o Daniel, sofre de paralisia degenerativa e que recentemente foi operado às pernas, recebeu hoje, das mãos de Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, e da vereadora da Habitação, Paula Marques, as chaves de uma casa, no Bairro Casal dos Machados – Parque das Nações, que foi totalmente requalificada em função da «incapacidade do Daniel».
Segundo a vereadora Paula Marques, que anunciou a entrega de mais quatro casas adaptadas até ao fim-do-ano, este programa – o projeto LIFE (Vida) – permite «adaptar as casas às necessidades dos utentes». Ou seja, «cada casa é pensada em função da incapacidade do inquilino».
Referindo-se concretamente à família que, a partir de hoje, usufrui desta residência requalificada, Paula Marques lembrou que para responder às necessidades concretas desta família, a Gebalis encontrou soluções para permitir uma maior mobilidade ao jovem Daniel, que lhe facilitam as deslocações e ao mesmo tempo lhe permita o acesso aos utensílios de higiene pessoal.
Durante o tempo das obras, esta família foi acolhida em casa de familiares, tendo regressado agora à habitação que foi totalmente requalificada. Mas, como fez questão de referir Paula Marques, nas situações em que não existam familiares para acolher as famílias, enquanto duram as obras, a Gebalis «arranja uma solução temporária».
Segundo a mãe do jovem, as soluções arquitetónicas empregues na casa, permitem ao filho, recentemente operado ás pernas, ter uma maior autonomia em termos de higiene pessoal e também confecionar as suas refeições.
Segundo explicou, «os interrutores estão mais baixos, os armários da cozinha sobem e baixam de forma elétrica e a cama é elétrica e articulável e os estores também são elétricos».
As intervenções LIFE – segundo adianta – têm uma componente tecnológica que permite, através de um comando, o controlo remoto integral da casa, quer seja no interior ou exterior, através de uma App no telemóvel. Cozinhas dinâmicas, espaços amplos que permitem a circulação da cadeira de rodas, pisos adaptados são outras das caraterísticas destas habitações de uso universal. A Gebalis, empresa municipal de Lisboa, já entregou 16 destas casas nos bairros municipais da cidade.