WEB SUMMIT CONDICIONA TRÂNSITO NO PARQUE DAS NAÇÕES

A PSP reforçou as medidas de segurança em Lisboa por causa da Web Summit que começou hoje, sendo esperadas cerca de 40 mil pessoas de todo mundo entre os dias 1 e 4 de novembro, no Parque das Nações, em Lisboa. Mas desde hoje, 1 de novembro, o trânsito na Alameda dos Oceanos vai estar cortado em algumas vias e condicionado noutras.

A Web Summit 2021, que arrancou hoje, segunda-feira, regressa este ano ao formato presencial, pelo que há a necessidade do reforço de segurança em Lisboa, em especial no Parque das Nações. São esperadas cerca de 40 mil pessoas no evento que vai decorrer no Altice Arena e nos pavilhões da FIL, entre 1 e 4 de novembro. A PSP já destacou «um forte dispositivo» de agentes, com a delimitação da zona do Parque das Nações, em Lisboa, onde decorrerá a cimeira tecnológica.

Duas zonas Reforço dos transportes públicos com a criação de uma carreira da Carris entre a Praça do Comércio e a Gare do Oriente e a criação de praças de táxis na Gare do Oriente e no Casino de Lisboa e ainda de 2 zonas para TVDE na Av. do Mar Vermelho (entre a rua do Polo Norte e a Alameda dos Oceanos), foram algumas das respostas encontradas pela Câmara de Lisboa para fazer face aos diferentes condicionamentos de trânsito que se vão sentir na zona.

A PSP criou para o «maior evento de inovação de startups e empreendedorismo tecnológico do mundo» um «forte dispositivo de segurança». Segundo Bruno Pereira, comissário da PSP, «um evento que requererá medidas especiais de segurança», estando algumas já implementadas, nomeadamente as que asseguram a montagem de todo o recinto.

Por outro lado, «a policia terá um forte dispositivo de trânsito que tratará de gerir tudo aquilo que é a afluência imensa de pessoas e veículos à zona envolvente do recinto, assegurará tudo o que é facilitação e escoamento de viaturas», afirmou Bruno Pereira, destacando que foram impostas medidas de interditação à circulação toda a Alameda dos Oceanos.

Vias interrompidas

Assim, vão estar com circulação interrompida as seguintes vias: Alameda dos Oceanos junto à FIL, entre o Pavilhão de Portugal e a rotunda dos Vice-Reis (sentido sul-norte); Rua do Bojador, troço entre a Rotunda da Lágrima (Altice Arena) e a Feira Internacional de Lisboa (troço nascente-poente); e Avenida do Atlântico, entre a Feira Internacional de Lisboa e a Praça Sony;

Centro de Enfermagem Queijas

Vias fortemente condicionadas:

Rua do Bojador entre a Av. da Boa Esperança e o Altice Arena; Avenida da Boa Esperança entre a rotunda dos Vice-reis e o Hotel Myriad, são as artérias que vão sofrer fortes condicionamentos.

«Em toda a zona envolvente do Parque das Nações, existirá um dispositivo policial de controlo e de desembaraço de trânsito», refere a PSP em nota enviada às redações.

Instalados detetores de metais e aparelhos de raio-X

Para aquele que “será o maior evento de 2021″, com 35 000 visitantes, mais de 500 oradores e um número elevado de CEO´s de empresas a nível mundial, bem como a presença de mais de 2600 jornalistas das maiores publicações mundiais”, a PSP já montou um dispositivo de segurança «centrado na prevenção e pró-atividade, recorrendo às suas várias valências».

«Serão implementadas medidas de segurança adicionais, com a delimitação de perímetros e no controlo de visitantes nas entradas por forma a garantir a segurança de todos os participantes», refere a PSP, em comunicado, acrescentando que as «medidas de reforço incluem a utilização de detetores de metais e aparelhos de Raio-X».

Durante a realização do Web Summit 2021 «será proibida a utilização de drones que não da organização e segurança», informa a PSP.

A PSP informa ainda que «os visitantes que transportem malas de viagem ou de porte considerável para o local, terão à sua disposição um bengaleiro situado no lado norte da FIL, onde as podem depositar em segurança».

Esta força policial recomenda, ainda, «que a aquisição de bilhetes seja apenas realizada nas plataformas oficiais do evento, porquanto a compra fora desse circuito, não garantirá o acesso ao evento e, em última instância, constitui ilícito criminal ou contra-ordenac

Quer comentar a notícia que leu?