Hoje, 12 de fevereiro, o Grupo Desportivo Águias de Camarate inaugurou o seu campo secundário. O presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, aproveitou a cerimónia para realçar o trabalho social desenvolvido por este clube desportivo junto da comunidade local.
O presidente da Câmara Municipal de Lures, Ricardo Leão, esteve hoje na inauguração do novo campo secundário do Grupo Desportivo Águias de Camarate, que irá permitir a melhoria da prática desportiva dos atletas que frequentam esta coletividade do concelho de Loures, nomeadamente, as equipas seniores e juniores, assim como a competição das camadas de formação.
Ricardo Leão, que reafirmou a sua intenção de, a partir de junho, aumentar em 10 milhões de euros, ou seja passar para 24 milhões de euros, as verbas a transferir para as juntas de freguesia, fez questão de sublinhar o papel social que tem sido desenvolvido pelo Águias de Camarate, junto dos mais jovens. «Sei bem o trabalho social que este clube tem feitos com os mais jovens, assim como o apoio que tem dado aos jovens», salientou.
O papel social deste clube levou o autarca a refletir sobre «que tipo de clubes desportivos é que queremos para o concelho». Para Ricardo Leão, existem «aqueles clubes virados para a competição e aqueles clubes, que também lutam pelos sucessos desportivos, mas que tem um valor acrescentado, que é a vertentes social, virada para a promoção da atividade desportiva».
Na perspetiva do edil, «é a segunda vertente que deve ser adotada pelos clubes», mas, para isso, a Câmara a e as Juntas de Freguesia tem que dotar os clubes dos meios necessários para que eles enveredem por esse caminho, destacando que é imprescindível «fundamentar a prática desportiva no concelho, independentemente dos atletas serem craques ou não do futebol».
Por seu turno, o presidente da União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, Renato Alves, também salientou a importância da ação social deste clube, realçando que, durante a pandemia, sócios e dirigentes do Águias de Camarate organizaram-se para realizarem distribuição alimentar às famílias mais carenciadas da freguesia.
Por seu turno, o presidente do Grupo Desportivo Águias de Camarate, Carlos Queiroz, destacou que uma das preocupações fundamentais do clube prende-se com o crescimento saudável dos nossos atletas, evidenciando o trabalho desenvolvido pela escola de Futebol AC Clube na formação integral dos jovens, tanto a nível de pessoa como a nível de atletas.
Mas, como referiu, a atividade desportiva do Águias de Camarate não se restringe ao futebol. Além de já estarem a trabalhar para a inclusão de crianças com necessidades especiais, o Clube vai criar uma equipa de futebol feminino e já se pode praticar nas suas instalações artes marciais, ginástica e dança.
Este novo equipamento do Águias de Camarate foi da responsabilidade da Câmara Municipal e implicou um investimento de mais de 170 mil euros, que permitirá a melhoria da prática desportiva dos atletas que frequentam aquela coletividade, proporcionando um espaço de treino para as equipas seniores e juniores, assim como para a competição das camadas de formação.