«Compreender Pombal e o século das luzes» é o tema de uma conferência que hoje, a partir das 14 horas, se vai realizar no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha e que terá como oradores os professores Viriato Soromenho Marques, Paulo Drumond Braga, Ricardo Pessa de Oliveira e Luís Eduardo Oliveira.
Hoje, dia 14 de maio, vai realizar-se a Conferência Temática Internacional “Compreender Pombal e o Século das Luzes”, promovida pela Fundação Marquês de Pombal para comemorar o seu 30º aniversário, a partir das 14H00, no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha.
Esta Conferência contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais. As intervenções programadas apresentarão conhecimento crítico atualizado sobre a personalidade complexa do Primeiro-Ministro do Rei D. José I e sobre a importância e significados da sua ação política no contexto do século XVIII.
O protagonismo de Sebastião José de Carvalho e Melo na definição e implementação deste movimento reformista deixou uma marca indelével que viria a influenciar transformações profundas em Portugal com impactos até aos nossos dias. Compreender e fazer compreender melhor o contexto, o projeto político e os significados da ação pombalina, muitas delas ainda envoltas em controversas e conflitos de interpretações, continua a ser relevante para melhor conhecermos esta figura e o seu período histórico, nomeadamente à luz do seu desiderato de construir um Portugal Moderno.
Por seu turno, Ricardo Pessa de Oliveira, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vai analisar os «Dirigentes das misericórdias durante o período pombalino. Por último, Luís Eduardo Oliveira, da Cátedra Camões Marquês de Pombal/Universidade Federal de Sergipe, analisa «A reinvenção de Pombal: O marquês de Pombal como personagem da literatura nacional e internacional».