SIMONE OLIVEIRA IMORTALIZADA EM MURAL EM ALVALADE

O rosto de Simone de Oliveira está eternizado num mural em Alvalade pintado pelo seu neto. A nova obra está localizada na fachada do prédio n.º 1 da Rua António Patrício e é sobretudo visível a quem passa pela Avenida de Roma. Este é o primeiro mural de uma Galeria dos Inesquecíveis da junta de freguesia de Alvalade: Maria Barroso, Eunice Muñoz, Ruy de Carvalho e Paulo de Carvalho serão os próximos a terem «uma expressão artística» que os eternize no espaço público de Alvalade.

Esta segunda-feira, 9 de maio, foi dia de festa em Alvalade, Lisboa. Para “celebrar a Liberdade, a Democracia e a Diversidade Cultural”, a junta de freguesia de Alvalade homenageou a vida e a obra de vários artistas nacionais e atribuiu a Medalha ‘Os Inesquecíveis’ a Ruy de Carvalho, Simone de Oliveira e Paulo de Carvalho e, postumamente, a Eunice Muñoz (1928-2022) e Maria Barroso (1925-2015). Cinco personalidades do mundo da cultura com ligações à freguesia.

Simone de Oliveira foi o primeiro nome imortalizado na ‘Galeria dos Inesquecíveis’, uma iniciativa da Junta de Freguesia de Alvalade, segue-se Paulo de Carvalho, revelou a Olhares de Lisboa o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José Amaral Lopes, realçando que esta iniciativa visa «homenagear os que mais contribuíram para o enriquecimento da nossa vida enquanto criadores e artistas e que, como diria Camões, “da lei da morte se libertaram…” ou se vão libertar”».

Segundo José Amaral, após sublinhar que esta cerimónia «é o reconhecimento da comunidade de Alvalade com estas personalidade que nos deixaram um legado importante», começamos com uma «homenagem a Simone de Oliveira, uma artista que se destaca em várias dimensões, como o teatro, a música e a televisão, e que tem a sua vida ligada ao Bairro de Alvalade, em particular à zona da Av. da Igreja, tendo a sua atividade passado também pelo Teatro Maria Matos. Esta homenagem, traduzida num mural de arte urbana, é a primeira obra do projeto “Galeria dos Inesquecíveis”, que surge com o objetivo de celebrar personalidades e homenageá-las, valorizando o espaço público e a comunidade de Alvalade».

O presidente da Junta de Freguesia revelou, por outro lado, que provavelmente Maria Barroso, Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho vão ficar eternizados no espaço público de Alvalade com uma peça escultórica. Assim, Eunice e Ruy de Carvalho poderão vir a ter bustos na zona do Teatro Maria Matos, enquanto Maria Barroso poderá ter um busto na zona do Colégio Moderno e da casa onde viveu a família Soares.

O atual presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, que já foi secretário de Estado da Cultura, em 2002, e vereador da Câmara de Lisboa, no consulado do professor Carmona Rodrigues, lembrou que os «valores que hoje celebramos da Democracia, da Liberdade e da cultura, são também os valores da Europa, que ontem, 9 de maio, celebrou o Dia da Europa» e, por isso, esta iniciativa, no Dia da Europa, pretende ser o «prestar publicamente a personalidade que nos deixaram um grande legado cultural».

Já o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, «é um privilégio ser-se presidente da Câmara de Lisboa», lembrando que as condecorações atribuídas e «estes prémios» tem um valor maior por serem atribuídos por uma Junta de Freguesia «que está muito mais próxima das pessoas».

Centro de Enfermagem Queijas

Neto pinta mural

Carlos Moedas, que sublinhou que o «bairro de Alvalade tem feito muito pela Cultura», contou alguns episódios que marcaram a sua convivência com todos os homenageados, «todas grandes figuras da cultura», que deixaram um legado importantíssimo para Alvalade, e também para Lisboa e o país. O autarca garantiu, ainda, que a «cultura é o centro do meu projeto para Lisboa».

A pintura do mural esteve a cargo de André Mano, arquiteto e artista plástico, neto da artista, que desde 2019 dá corpo a um trabalho artístico que une a ilustração, a arquitetura e o graffiti. A obra está situada na lateral do prédio com o n.º 1, na Rua António Patrício, o que a coloca em destaque para todos os que se desloquem na Avenida de Roma. O mural de homenagem a Simone de Oliveira é uma obra onde estará em destaque uma ilustração icónica, feminista e provocatória da artista.

Acompanhado por frases alusivas ao percurso da carreira de Simone de Oliveira, o projeto estende-se ao longo de várias paredes. A nova obra está localizada na fachada do prédio n.º 1 da Rua António Patrício e é sobretudo visível a quem passa pela Avenida de Roma.

Este é o primeiro trabalho de André, que anteriormente tinha trabalhado como assistente num mural no bairro de Padre Cruz, em Carnide. Levou uma semana a ser feito e consumiu cerca de 300 latas de tinta em spray.

Quer comentar a notícia que leu?