Para assinalar os 30 anos da Videoteca Municipal de Lisboa, o espaço inaugurado, esta sexta-feira, dia 3 de junho, a exposição ‘Videoteca Municipal de Lisboa – 30 anos’, que apresenta uma cronologia com os melhores momentos da sua atividade.
A exposição, que mostra ainda alguns dos equipamentos audiovisuais que fizeram parte da história da Videoteca, tem entrada livre e pode ser visitada a partir desta sexta-feira até ao dia 2 de junho de 2023, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 17h00.
Recorde-se que este equipamento municipal foi inaugurado a 2 de junho de 1992 e veio concretizar o sonho do então vereador da Cultura da Câmara de Lisboa, Dr. João Soares. O espaço foi inspirado na Vidéothèque de Paris e contou com a coordenação de António Cunha, à data presidente da Federação Portuguesa de Cinema e Audiovisuais (FPCA) e um dos principais organizadores do Festival Audiovisual de Lisboa.
30 anos depois, a Videoteca adaptou-se aos novos tempos continuando a sua missão: o arquivo e salvaguarda da memória viva da cidade, através da recolha e salvaguarda de imagens em movimento e de filmes de arquivos familiares, da produção de vídeos sobre temas, pessoas e acontecimentos relacionados com Lisboa, tais como ‘Ophiusa – Uma cidade de Fernando Pessoa’, ‘Varinas – um símbolo de Lisboa’, ‘A Paisagem de Artur Pastor’, e mais recentemente ‘A Arte no Livro’, um documentário sobre uma histórica oficina de encadernação do Bairro Alto.