LISBOA REFORÇA COMBATE AO CONSUMO DE ÁLCOOL, TABACO E JOGOS ENTRE OS JOVENS

A vereadora Laurinda Alves da Câmara Municipal de Lisboa apresentou, no LX Factory-15, em Alcântara, o projeto Venda Responsável de Álcool, Tabaco e Jogos Sociais. Ao mesmo tempo que se irão realizar ações de proximidade junto de estabelecimentos comerciais, escolas e outros espaços recreativos frequentados por jovens, vão ser realizadas ações para «esclarecer os comerciantes sobre a legislação ligada ao álcool, tabaco e jogos sociais».

A Câmara Municipal de Lisboa apresentou na sexta-feira o projeto Venda Responsável de Álcool, Tabaco e Jogos Sociais, que tem como principal objetivo sensibilizar os comerciantes para a legislação do setor e para a venda responsável destes produtos a menores, explicaram Laurinda Alves, vereadora responsável pelo pelouro dos Direitos Humanos e Sociais da Câmara de Lisboa, Luís Pisco, presidente da ARSLVT e o Superintendente Domingos Antunes, Chefe da Área Operacional do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, em representação do Comandante Metropolitano da PSP de Lisboa.

Segundo Laurinda Alves, trata-se de um projeto de prevenção ambiental dos comportamentos aditivos que visa mitigar o acesso de jovens, menores de 18 anos, a substâncias psicoativas, como álcool, tabaco e jogos a dinheiro.

Trata-se, conforme explicou, de um projeto da Câmara de Lisboa, DICAD e da PSP onde se apela aos comerciantes para uma venda responsável de substâncias psicoativas e jogos a dinheiro aos menores. Assim, os comerciantes dos estabelecimentos que vendem álcool, tabaco e jogos sociais e que estejam em zonas frequentadas por jovens vão ser alvo de uma campanha para que estejam atentos aos clientes de forma a evitar que os menores consumam estes produtos.

Por seu turno, o Superintendente Domingos Antunes explicou que o «projeto pretende esclarecer os comerciantes sobre a legislação ligada ao álcool, tabaco e jogos sociais e sensibilizá-los para a venda responsável destes produtos, visto que são agentes de prevenção da comunidade».

A Câmara de Lisboa tem como parceiras neste projeto a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e a 4ª Divisão da PSP de Lisboa, bem como as Juntas de Freguesia da Ajuda, Alcântara, Belém, Campo de Ourique e Estrela, zonas frequentadas «por inúmeros jovens, principalmente à noite».

Domingos Antunes explicou que vão ser realizadas ações de proximidade junto de estabelecimentos comerciais, escolas e outros espaços recreativos frequentados por jovens, como cafés, bares, mercearias, com o apoio de materiais informativos como folhetos e crachás.

Centro de Enfermagem Queijas

Posteriormente, como salientou Domingos Antunes que, com Luís Pisco, participou numa ação simulada junto de comerciante no LX Factory, «será feita uma avaliação posterior das ações realizadas para aferir o conhecimento dos comerciantes, com o objetivo de se fazer cumprir a lei».

Créditos de fotos: Junta de Freguesia da Ajuda

Quer comentar a notícia que leu?