ESTA QUARTA É EXIBIDO O DOCUMENTÁRIO ‘UM CORPO QUE DANÇA’ NA RUA DAS GAIVOTAS

O documentário “Um Corpo Que Dança”, de Marco Martins, é exibido esta quarta-feira, dia 7 de setembro, na Rua das Gaivotas n.º 8, no âmbito da programação de verão do Pólo Cultural Gaivotas Boavista, a partir das 21h30. A exibição da obra vai contar com a presença do seu realizador e ainda com um debate-conversa com o público.

Neste debate, a professora universitária, investigadora e crítica Maria José Fazenda, será a moderadora. A conversa irá centrar-se na importância deste documentário para a história da Dança em Portugal, onde o público presente poderá colocar questões. Juntam-se ainda, ao debate, Vera Mantero, ex-bailarina do Ballet Gulbenkian e coreógrafa, e Miguel Ramalho, coreógrafo e bailarino da Companhia Nacional de Bailado.

Este filme-documentário, fruto de uma encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian, com o apoio da RTP, procura retratar a história do Ballet Gulbenkian, considerada uma das companhias de bailado mais importantes em Portugal, desde a sua da criação, em 1965, até ao seu encerramento em 2005.

Marco Martins inspirou-se nas imagens de arquivo que visualizou e que usou neste documentário, recorrendo ainda a entrevistas a ex-diretores artísticos, como Jorge Salavisa, que exerceu estas funções durante dezanove anos; Vasco Wellenkamp, Paulo Ribeiro, Milko Sparemblek; e ainda a outras figuras incontornáveis da dança e das artes do espetáculo, como por exemplo Olga Roriz, Ricardo Pais, João Fiadeiro, Vera Mantero, Isabel Ruth, Clara Andermatt, entre outros.

Na mesma obra, o realizador procurou, através do seu olhar, filmar a dança e o movimento dos corpos que dançam, num país também ele próprio em movimento e em transformação, marcado pela transição do Estado Novo para a Democracia, com a história do bailado a revelar a própria história política, económica e sociocultural de Portugal no século XX.

Esta sessão de cinema realiza-se ao ar livre e tem entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço. O evento faz parte da programação cultural “Gaivotas no Pátio”, que constitui um dos programas culturais deste ano promovidas pela Direção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa.

Centro de Enfermagem Queijas

Quer comentar a notícia que leu?