O Conselho da Diáspora Portuguesa inaugurou, no passado sábado, dia 22 de outubro, o seu novo escritório em Cascais, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O espaço localiza-se junto à Câmara Municipal e enquadra-se no protocolo de colaboração estratégica assinado entre esta autarquia e o Conselho da Diáspora Portuguesa no passado mês de abril.
Para além do Presidente da República, no evento estiveram ainda presentes o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras; o Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz; o Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Conselho da Diáspora, José Manuel Durão Barroso; o Presidente da Direção do Conselho da Diáspora, António Calçada de Sá; entre diversas outras individualidades, membros da Diáspora Portuguesa e convidados.
“Hoje é um dia muito importante para o Conselho da Diáspora. Temos uma casa nova, inaugurada com a presença do nosso Presidente Honorário, Sua Excelência, o Senhor Presidente da República. Neste marco que é para nós passarmos a trabalhar neste espaço, quero agradecer muito também à Câmara Municipal de Cascais, ao seu presidente e à sua equipa, pela parceria tão relevante que têm mantido com o nosso Conselho”, afirmou António Calçada de Sá, durante a cerimónia.
Já Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a concretização da sede foi possível devido ao compromisso do presidente da Câmara de Cascais e da sua equipa, reforçando as condições para que o Conselho da Diáspora mantenha o ritmo das suas atividades e o valor que tem sido gerado pelas mesmas. Já Carlos Carreiras destacou que “em Cascais não há estrangeiros, razão para a qual destinámos este edifício para associações com importância ímpar para todos – tanto para Cascais como para Portugal”.
Esta nova sede vêm na sequência do Protocolo de Colaboração Estratégica assinado no dia 11 de abril entre a Câmara de Cascais e o Conselho da Diáspora. O documento assegura, entre outros, a realização, no concelho, de eventos de referência do Conselho da Diáspora, como o EuroAfrican Forum e o Encontro Anual, que junta os Conselheiros de Portugal no Mundo.