A Câmara Municipal de Cascais vai enviar 800 aquecedores, um gerador e roupa quente para a população da Ucrânia. O material será enviado em três camiões TIR, os quais partem na próxima sexta-feira, dia 30 de dezembro.
Esta ajuda junta-se às outras iniciativas realizadas pela Câmara de Cascais no sentido de apoiar a população ucraniana, tais como o envio de bens essenciais, acolhimento de refugiados, apoio financeiro para reconstrução de cidades, entre outras, desde que a guerra começou, a 24 de fevereiro de 2022.
Segundo a autarquia, em nota de imprensa, o envio destes materiais tem como objetivo ajudar a combater o rigoroso inverno ucraniano. Os três camiões TIR vão partir de Cascais até à fronteira da Ucrânia com a Polónia, sendo que os aquecedores, gerador e roupa doada são destinados à população das duas cidades ucranianas geminadas com Cascais: Bucha e Irpin.
No total, serão enviados 700 aquecedores, oferecidos pela Galp, e ainda mais 100, dados pela PRIO, e ainda diversa roupa quente, doada pelos munícipes. Na mesma nota, a Câmara de Cascais explica que esta foi “uma união de esforços que tem sido feita em articulação com a Fundação Zelenska e com a Embaixada da Ucrânia em Lisboa”.
A cerimónia de partida dos camiões, onde vão ser apresentados testemunhos em vídeo dos presidentes da Câmara de Bucha e Irpin, vão vai contar com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, responsáveis da Galp, da PRIO e da Embaixada da Ucrânia em Lisboa.